Geral


Representante da SDS de Xanxerê usa tribuna para falar sobre a campanha “Junho Violeta”

Por: Sanny Borges 13/06/2023 às 16:36 Atualizado: 20/06/2023 às 22:31

A Câmara Municipal de Xanxerê esteve reunida na noite de segunda-feira (12) para segunda sessão ordinária do mês de junho de 2023.  Os vereadores receberam representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) que usaram a Tribuna Popular para falar sobre a campanha “Junho Violeta”,

Promover a conscientização e combater a violência contra a pessoa idosa são os propósitos da campanha Junho Violeta, que mais uma vez é intensificada pela Prefeitura de Xanxerê, por meio de ações desenvolvidas nos órgãos ligados a SDS do município e nos Centros de Convivências de Xanxerê.

De acordo com Caroline Bender, representante da SDS, a data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com a finalidade de desenvolver uma consciência mundial, social e política contra esse segmento.

"No ano passado atingimos cerca de 400 pessoas e neste ano a expectativa e atingir muito mais com a campanha. Essas ações são importantes para conscientização sobre o alarmante número de casos de violência contra os idosos. Só no ano passado foram registrados, no Brasil, mais de 100 mil violações de direito contra pessoa idosa. No primeiro trimestre deste ano este número já subiu para mais de 200 mil casos. O Programa 60 Mais, do município de Xanxerê, atende diariamente denúncias de violações contra idosos. No ano de 2022 nós recebemos 127 denúncias e nestes anos já recebemos mais de 50 denúncias. Os casos confirmados são encaminhados para rede de atendimento do município que tem profissionais capacitados para o atendimento", explicou a representante da secretaria.

Caroline destaca ainda que a campanha tem como objetivo alertar para os sinais da violência e os tipos de violência contra o idoso. “São violências das mais diversas espécies, mas as mais frequentes em nosso município são as psicológicas, a física e a financeira que é a maior de todas. Nós pretendemos estar nos clubes de serviço, nos serviços sociais assistenciais, nas unidades de saúde, nas entidades, nos clubes de idosos e nas organizações dos bairros para tentar alcançar o maior número possível de pessoas e conscientizar sobre este tema e tentar reverter essa sensação de normalização da violência contra a pessoa idosa”, completou Caroline.

Todos vereadores se manifestaram em favor da causa e elogiaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município. Ao final da explanação as representantes da secretaria fizeram a entrega do folder da campanha aos vereadores e o presidente recebeu o PIN do Junho Violeta.

Foto: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.