Saúde


Xanxerê prorroga campanha de vacinação contra a gripe até final de junho

Prorrogação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal da população
Por: Sanny Borges 31/05/2023 às 17:42 Atualizado: 07/06/2023 às 23:33

A campanha nacional de vacinação contra a gripe estava prevista para se encerrar nesta quarta-feira (31). A intenção era imunizar pelo menos 90% do público-alvo, mas não foi possível alcançar nem metade disso. Em Santa Catarina, pouco mais de 40% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários receberam a vacina - um déficit de mais de 1,7 milhão. O estado acompanha a média nacional.

Já Xanxerê registra porcentagem ainda menor (34,34% do público-alvo procurou a imunização até a manhã de hoje). Das quase 20 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários, apenas pouco mais de 7,5 mil foram vacinadas. Os dados são do site oficial do Ministério da Saúde. 

De acordo com a secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, a vacinação contra a gripe este ano teve baixa procura, sendo bem menor que no ano passado. Ainda segundo a secretária, o município chegou a registrar uma internação por influenza e solicita para que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem.

A campanha de imunização contra o vírus da Influenza iniciou há cerca de dois meses. A princípio a vacina estava liberada apenas para alguns grupos considerados prioritários, mas desde o dia 12 de maio a cobertura foi ampliada a toda a população com idade acima de seis meses.

Com números tão baixos e doses estocadas, a vacinação em Xanxerê foi prorrogada por mais 30 dias. Os postos de saúde com salas de vacina continuam atendendo quem procurar a imunização contra gripe, enquanto tiver doses disponíveis.

Em Xanxerê são sete Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina: Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Sra. De Lourdes, São Romero, Vila Sésamo e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

A vacina da gripe protege contra os casos mais graves da doença e é uma proteção para evitar internações e até mortes. A imunização precisa ser reforçada todos os anos, visto que o vírus sofre mutações.

Covid-19

Outra doença respiratória que continua preocupando é a covid-19. Nesse caso, a procura pelo reforço na imunização também está abaixo do esperado. Para receber a vacina, seja a bivalente ou outra dose de reforço, basta procurar uma sala de vacinação. As vacinas da gripe e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia.

Em Santa Catarina, 46,13% da população recebeu o primeiro reforço e cerca de 18,28% o segundo. Em Xanxerê, a porcentagem está próxima da estadual, sendo quase 47% para o primeiro reforço e 16,61% para o segundo.

Além disso, em 2023, Xanxerê registrou uma internação por covid-19. O paciente era uma criança, internada por síndrome respiratória. Após exames PCR, ela positivou para a doença.

Foto: Agência Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.