Jovens atendidos nos centros de convivência realizam atividades alusivas ao Dia 18 de Maio
As crianças e adolescentes atendidos pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Xanxerê trabalharam durante o mês de maio temas alusivos ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Dia 18 de Maio marca o combate a esse tipo de violência.
Segundo a diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Karine Pretto, cerca de 300 menores, de 6 a 18 anos, são atendidos pelos serviços de convivência, onde participam de atividades no contraturno escolar e fazem parte de oficinas de yoga, capoeira, desenho, canto e instrumentos musicais, por exemplo.
“Todos os meses os educadores realizam atividades com temáticas e neste mês foi trabalhado o tema alusivo ao Dia 18 de Maio, com atividades lúdicas, para remeter ao assunto de uma maneira que eles pudessem entender e perceber qualquer situação de risco a que possam ser expostos”, explica Karine.
Entre as atividades teve produção de cartazes, de flores amarelas feitas com garrafa pet para serem colocadas nos jardins e vasinhos para serem levados para casa - uma forma de levar o assunto para dentro dos lares, para que as famílias possam conversar com seus filhos. “É uma forma de conseguirmos levar a temática do mês, que é o fim do abuso e da exploração sexual infantojuvenil, para dentro das residências de modo que as famílias também conversem sobre o assunto”, comenta a diretora.
Ao todo, quatro serviços de convivência e fortalecimento de vínculos estão distribuídos pelo município, ficando no bairro dos Esportes, Bortolon, João Winckler e Santa Cruz. Nesses locais são atendidas crianças e jovens cujas famílias são acompanhadas nos serviços de assistência.
Fotos: Divulgação/Karine Pretto