Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis
A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.
A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.
Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.
As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação "ótima" da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.
“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa.
Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitarão repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, segundo informa a nota.
“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota.
As decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Repercussão em Xanxerê
Em Xanxerê, a diferença no preço dos combustíveis devido a mudança ainda pode demorar a ser sentida. De acordo com Antônio Silvio Siviero, empresário e proprietário do Siviero Diesel Ltda e do Posto Siviero, primeiramente as empresas verão como o mercado irá se comportar diante da nova política da Petrobras antes de colocar diferença nos preços, pois muitas ainda mantém estoque de combustíveis importados.
"Essa mudança da Petrobras nada mais é do que uma retaliação para as pequenas companhias que estavam importando petróleo. O preço da Petrobras não estava coerente, então eles abaixaram os preços para o importado não ser tão competitivo. Agora será impossível não manter a paridade, pois quem produz o petróleo vai vender para quem mais gera lucro e quem compra, vai comprar onde está mais barato. Hoje, no mundo comercial, o teu concorrente não é mais teu vizinho e sim lá do outro lado do mundo. Essa situação é bem complexa, mas acredito que ainda vai demorar a chegar no consumidor. No futuro, o consumidor terá vantagem".