Saúde


Vacina contra a gripe é liberada para pessoas fora dos grupos prioritários em SC

Por: Francieli Corrêa 15/05/2023 às 08:48 Atualizado: 22/05/2023 às 23:03

A vacina contra a gripe está liberada para toda a população catarinense acima de seis meses de idade. A decisão tomada pelos órgãos de saúde se dá devido ao aumento do número de hospitalizações por gripe em Santa Catarina.

Com a ampliação do público, não é mais preciso estar em um dos grupos prioritários para ser vacinado, basta procurar uma unidade de saúde.

A liberação da dose para toda a população do estado foi pactuada com os municípios, por meio do Cosems. A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou o cenário da doença no estado.

“Neste período de início da sazonalidade dos vírus respiratórios, superlotação nas emergências e leitos de internação, decidimos, em caráter excepcional, pela ampliação da população contemplada na Campanha de Vacinação contra a influenza, a fim de proteger o maior número de catarinenses da doença”, disse.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da covid-19.

Em 2023, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou 245 casos de internação pela doença. Destes, 12 resultaram em morte, sendo que a maior parte foi em pessoas mais vulneráveis como crianças (3 casos) e idosos com 60 anos ou mais (5 casos).

Foto: Maurício Vieira/Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.