Especial TORNEIO Futsal Feminino


Conheça Emilly, artilheira da seleção Brasileira no Torneio Internacional de Futsal Feminino

Por: Francieli Corrêa 14/05/2023 às 08:13 Atualizado: 21/05/2023 às 23:35

O Brasil está na Final do Torneio Internacional de Futsal Feminino que acontece em Xanxerê, Santa Catarina. A competição iniciou na terça-feira, dia 9, reunindo seis delegações, e neste domingo (14), a grande final acontece entre Brasil e Paraguai, às 10h, na Arena Ivo Sguissardi. Com ingressos esgotados, a final promete ser de muita emoção e essa energia deve levar o Brasil ao título, seguindo a expectativa. 

Brasil disputou três jogos no Torneio e já acumula 15 gols marcados, desses, seis da camisa 9, Emilly Micaela Marcondes, destaque na competição. 

Atleta desde os 11 anos, Emilly conta que iniciou jogando futebol na rua, com os meninos, aos cinco anos. E, ainda na infância, durante o colegial, aos 11 anos, os treinos começaram a fazer parte da sua rotina. A paixão pelo Futsal foi se intensificando e Emilly seguiu investindo na carreira.  “Comecei a Jogar em Paranaguá, minha cidade, em alguns campeonatos não tão visíveis, mas que me deram a primeira oportunidade de sair da minha cidade, indo para o treino com o Telêmaco Borba, aos 14 anos, lá fiquei por cinco anos, e conclui minha graduação em administração”, destaca.

Também fizeram parte da sua trajetória o Estrela de Guarulhos (SP), Unifor, no Ceará e São José em São Paulo, e foi nessa época que recebeu a proposta de ir jogar para a Espanha, pelo time Torreblanca. Em 2022 Emilly ingressou no Burela, na Europa, onde está há duas temporadas. “Pra mim o futsal é uma profissão, e faço dele minha fonte de sobrevivência, uma paixão. Amo estar trabalhando nessa área, me vejo no futsal ainda por muitos anos. É a minha vida hoje”. 

Aos 28 anos, Emilly enfatiza que ainda quer viver ainda muitos anos no futsal e que apesar do preconceito que vem desde as aulas de educação física nos colégios, sobre a participação de mulheres em esportes predominantemente masculinos, acredita que o cenário está melhorando aos poucos, mas ainda necessita de passos largos para chegar ao ideal.

“Sabemos que o futsal vem melhorando, mas ainda não temos um calendário nacional de competições no futsal feminino e é por isso também que muitas jogadoras saem do país para jogar. A FIFA já nos prometeu o tão sonhado mundial e agora é unir forças ainda mais para que eles divulguem uma data e aí sim podemos comemorar um passo gigantesco na nossa modalidade, será o ápice e o sonho realizado não só das jogadoras atuais e sim de todas as outras que já pararam de jogar, mas que sempre lutaram para que esse sonho fosse possível”, destaca. 

Para a disputa deste domingo, contra o Paraguai, a expectativa da Pivô/Ala da Seleção, segue forte. “Sabemos que será um grande jogo e um grande espetáculo. E falando sobre o Paraguai, elas têm peças que fazem a diferença e que podem decidir um jogo, mas por outro lado confio 200% nas minhas companheiras, e em toda a comissão técnica. Essa semana trabalhamos duro, com seriedade e confiança e temos essa responsabilidade de trazer esse título para o nosso Brasil”, finaliza. 

Esse é o primeiro Torneio Internacional que Emilly disputa e destaca que a equipe toda está muito envolvida, aproveitando cada oportunidade da melhor maneira possível. “É como se fosse jogar pela primeira vez na seleção brasileira. O futsal feminino merece isso, o futsal feminino luta diariamente para ter visibilidade e hoje lutamos, lutamos porque sabemos que estamos mais do que preparadas. E quero deixar meu agradecimento a toda cadeia de divulgação aqui, sejam rádios, televisão, jornais, sites, o futsal feminino agradece de todo o coração, muito obrigada” finaliza.

Fotos: Cris Huff e Vagner Marques

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.