Saúde


Procura pela vacina da gripe está baixa e aumento de hospitalizações no estado preocupa

Por: Francieli Corrêa 12/05/2023 às 10:22 Atualizado: 19/05/2023 às 22:27

Os casos de gripe que evoluíram para gravidade, sendo necessário hospitalização, tiveram um aumento de 56% em 2023, em Santa Catarina. Este ano, foram notificados 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza até o início de maio, enquanto no mesmo período do ano passado foram 157.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, a faixa etária com mais casos de SRAG por influenza é a de idosos com 60 anos ou mais (25,7%), mas há casos graves notificados em todas as idades. Com relação aos óbitos, este ano foram 12 contra 28 registrados no mesmo período de 2022, mas o que preocupa a Secretaria de Estado da Saúde é a faixa etária.

Dos 12 óbitos, três foram em crianças com até um ano de idade, outros cinco foram em idosos com 60 anos ou mais, ou seja, público que está no grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a doença, mas que não está procurando a dose da vacina. Levando em consideração esses dados e a circulação de outros vírus respiratórios, além do influenza, como o coronavírus e o vírus sincicial respiratório (VRS), a orientação é para que a população busque a vacina e o diagnóstico precoce, especialmente em crianças.

> Entre no grupo de WhatsApp do TSX e não perca nenhuma notícia!

Vacinação contra a gripe

De acordo com o Painel de Vacinação da influenza, do Ministério da Saúde, até a última quinta-feira (11), passado um mês do início da Campanha de Vacinação, apenas 37% dos idosos com 60 anos ou mais tomaram a dose da vacina contra a gripe. Nas crianças, o percentual é ainda menor, somente 19% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos estão vacinadas. A meta de vacinação é de 90% para cada um dos grupos.

A Campanha de Vacinação contra a gripe para os grupos prioritários começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. A cobertura vacinal está bem abaixo do esperado, com um total de 30%.

Xanxerê

Xanxerê acompanha a média estadual, cerca de 30% do público-alvo da campanha foi vacinado até o momento, o que corresponde a pouco mais de 5,9 mil doses aplicadas. Nem com a chegada do frio, a procura pela vacina tem aumentado. A aplicação das vacinas contra a Covid-19 também está abaixo do esperado. 

No município, a vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina: Castelo Branco, Esportes, Hélio dos Anjos Ortiz, Nossa Sra. De Lourdes, São Romero, Vila Sésamo e Vista Alegre. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45, de segunda a sexta-feira.

Confira os grupos prioritários para vacinação:

  • crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • trabalhadores da saúde;
  • gestantes e mães até 45 dias após o parto;
  • idosos com 60 anos ou mais;
  • professores de escolas públicas e privadas;
  • povos indígenas;
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Foto: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.