Autoridades de Xanxerê visitam Complexo Penitenciário de Chapecó
Na última terça-feira (2), autoridades políticas de Xanxerê visitaram o Complexo Penitenciário de Chapecó. O presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Oliveira, o vice-prefeito, Adenilso Biasus, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Berto, puderam conhecer mais sobre o funcionamento do espaço.
O município de Xanxerê está trabalhando para construção de um presídio industrial, através de parceria com o governo do Estado. O presídio é uma reivindicação antiga e recentemente o município se disponibilizou em ceder um terreno, no distrito industrial, para a construção do espaço, em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.
Além de garantir maior segurança e aumentar a capacidade para abrigar apenados, a construção do novo presídio possibilitará que o município desative o Presídio Regional localizado no bairro Castelo Branco. Em 2017, a unidade foi considerada uma das piores do estado, após pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça..
Visita em Chapecó
As autoridades xanxerenses foram recebidas pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Neuri Mantelli, e puderam conhecer as oficinas laborais e a diversidade dos trabalhos desenvolvidos pelos internos. O sistema prisional de Chapecó tem se destacado nacionalmente pela atividade laboral, tendo se tornado uma referência para os sistemas prisionais de outros estados.
“É impressionante o trabalho realizado com os apenados no Complexo de Chapecó. É isso que queremos para o presídio industrial que será construído em Xanxerê, pois realmente está sendo feito o trabalho de ressocialização em um espaço organizado, limpo e que tende a recuperar essas pessoas e inseri-las na sociedade novamente. Com a possibilidade de fazer um curso de qualificação e exercer na prática uma atividade certamente, quando saírem daqui, podem ter uma oportunidade muito maior na sociedade”, destacou o presidente do Legislativo, Cabo Oliveira.
O Complexo Penitenciário de Chapecó é composto pela Penitenciária Agrícola, Penitenciária Industrial, Presídio Regional Feminino e Presídio Regional Maculino. Possui convênios com várias empresas no ramo têxtil, malharia, chuveiro, fábrica de tubos, marcenaria, esquadria, sacaria, roupas para festas. Cerca de 1 mil detentos trabalham e recebem um salário mínimo, além da remição de pena.