Medidas de segurança nas escolas da região Amai são anunciadas em coletiva de imprensa
Na manhã desta quinta-feira (13), prefeitos da região Amai, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e o Colegiado de Educação da Amai estiveram reunidos em coletiva de imprensa para falar sobre medidas que serão adotadas nas escolas. O objetivo é aumentar a segurança e a proteção dos alunos e dos trabalhadores da educação. Além do tópico, foi discutido também orientações aos pais e responsáveis.
Um dos principais pontos salientados durante a coletiva foi a divulgação de Fake News. De acordo com o representante do Ministério Público, a propagação de notícias falsas tem apenas o intuito de causar pânico na comunidade. Além disso, caso os responsáveis pela divulgação das Fake News sejam crianças e adolescentes, correm o risco de serem punidos com possível internação. Se os responsáveis forem maiores de idade, poderão ser processados e presos.
Outro destaque ressaltado foi a orientação para que os pais se atentem ao uso das redes sociais pelos seus filhos, evitando assim o contato com assuntos e jogos violentos. Os pais também devem ficar atentos com a questão da saúde mental das crianças e adolescentes e, havendo indícios de algum problema, devem procurar ajuda de profissionais capacitados, oferecendo um melhor acolhimento e os cuidados necessários.
Na parte da segurança física, muitas escolas da região Amai já estão recebendo adequações e adotando medidas, como a instalação de câmeras de segurança, portões eletrônicos, patrulhamento policial, interfones, muros altos e zeladores.
Por parte do Governo do Estado, além da colocação de policiais armados em todas as escolas estaduais, será adotado o mesmo protocolo existente nos Estados Unidos: Run, Hide e Fight (Corra, Se Esconda e Lute).
Confira a coletiva na íntegra: