Projeto que institui Plano de Mobilidade Urbana passa pela 1ª votação na Câmara de Xanxerê
O Projeto de Lei nº 12/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que institui o Plano de Mobilidade Urbana – PMU do Município de Xanxerê, foi aprovado em primeira votação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (10).
O projeto estabelece os objetivos, metas, diretrizes e ações para a efetivação da política municipal de mobilidade urbana no âmbito do município.
Desde 2021, Xanxerê vem trabalhando na construção do plano de mobilidade urbana seguindo as diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal e pelo Estatuto das Cidades. Na primeira etapa do plano de mobilidade foi realizado o diagnóstico, coleta de dados de todas as formas de transporte público, privado, tráfego de veículos, serviços de carga e descarga, polos atrativos de trânsito, estrutura das vias, estatísticas de acidentes e demais informações pertinentes.
Na segunda etapa, com os estudos e incorporação dos trabalhos do Departamento da Mobilidade Urbana, foi realizado o prognóstico, com a inclusão de todos os dados e estudo pormenorizado das ações estratégicas para a solução das demandas analisadas e disposto no site do município, pelo período de 30 dias para participação popular.
Após a conclusão desses trabalhos foi realizada a Audiência Pública, realizada em fevereiro. Agora o plano veio, por meio de projeto de lei, para que fosse aprovado pelo legislativo xanxerense. Na primeira votação o projeto recebeu voto favorável de todos os vereadores.
Foto: Câmara de Vereadores