Comunidade pode ajudar a oficina de artesanato da UTI Neonatal do HRSP com materiais
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) está realizando uma campanha de arrecadação de materiais para a oficina de artesanato com as mães da UTI Neonatal. A atividade acontece semanalmente, com uma hora de duração, e é organizada pela equipe psicossocial, com a ajuda de instrutoras voluntárias.
A assistente social do HRSP, Makieli Casaril, explica que a intenção da atividade é proporcionar um momento de descontração para as mães. “Aliviando o estresse, promovendo o diálogo e novas experiências. Nesse espaço elas podem compartilhar vivências, dúvidas e angústias, além de confeccionar uma pequena lembrança para seus bebês,” afirma.
Dentre os itens confeccionados na oficina de artesanato, estão enfeites e adereços para o quarto dos bebês, chaveiros, bonecos em feltro e uma infinidade de outros trabalhos manuais.
Para manter a atividade, está sendo solicitado o apoio da comunidade com a doação de feltro em cores variadas; fibra (enchimento); pistola de cola quente e bastão de cola quente; tecido para patchwork; fita mimosa de cores variadas; pincéis de tamanhos diversos; cola de tecido, universal e de silicone; e itens variados de decoração, como aviamentos botões e laços.
Constantemente cerca de dez mães acompanham os recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HRSP – quadro que se renova muito rapidamente, de acordo com as altas e o nascimento de outras crianças que precisam de cuidados especiais.
No hospital, as mães ficam em alojamento específico, com alimentação e acompanhamento psicossocial. O espaço fica ao lado da UTI Neonatal – onde cada mãe pode acompanhar o tratamento do filho e ofertar o leite materno.