Agricultura


Colheita do pinhão deve sofrer queda de 50% em SC neste ano

Por: Francieli Corrêa 04/04/2023 às 09:45 Atualizado: 11/04/2023 às 17:35

A colheita do pinhão em Santa Catarina está aberta desde o último sábado (1), com perspectiva inicial de produção de 4 mil toneladas, 50% a menos do que no ano passado, quando se colheu 8 mil toneladas da semente no estado. A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, embasada em levantamento feito com os produtores. 

Mas, a realizada é acompanhada em outras regionais, como a de Xanxerê. O extensionista rural da Epagri do município, Edy Alexandre Bortoluzzi comenta que “os últimos anos não foram favoráveis para a cultura” e que a queda na produção está relacionada principalmente aos períodos de estiagens. 

✓ Receba notícias fazendo parte da comunidade do Tudo Sobre Xanxerê no WhatsApp

O município de Painel, maior produtor de pinhão do estado, deve colher neste ano 1,8 mil toneladas da semente, contra 2,4 mil em 2022. Em outros municípios da Serra Catarinense, existem localidades que esperam colher neste ano até 70% menos do que em 2022.

A colheita do pinhão em Santa Catarina segue pelos próximos três ou quatro meses, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Foto: Aires Mariga / Epagri

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.