Política


Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

Deputados eleitos também foram oficialmente empossados
Por: Sanny Borges 01/02/2023 às 13:36 Atualizado: 08/02/2023 às 17:09

O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela segunda vez. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (1), após a cerimônia de posse dos 40 parlamentares eleitos em outubro do ano passado.

Nadal foi candidato único eleito e se elegeu com 38 votos. Ana Campagnolo (PL) e Sargento Lima (PL) foram os únicos a se abster da votação. Campagnolo tinha o nome especulado como possível vice-presidente da chapa, mas terminou fora da mesa diretora após acordo do PL com o MDB. O partido do governador acabou indicando Maurício Eskudlark para a vaga.

Nadal vai comandar os trabalhos do Legislativo por dois anos, em 2023 e 2024. Em seu discurso, ele saudou todos os deputados e destacou a busca por equilíbrio no parlamento.

“Tenho a incumbência de bem dirigir nosso parlamento no momento de grandes desafios, em busca do equilíbrio para assim construirmos os melhores projetos e tomar decisões sensatas em favor de toda a Santa Catarina”, disse o deputado Mauro de Nadal (MDB).

✓ Receba notícias fazendo parte da comunidade do Tudo Sobre Xanxerê no WhatsApp

Longa negociação

O resultado foi o desfecho de uma longa negociação que se arrastou desde o fim do ano passado. O emedebista tinha a concorrência do deputado Zé Milton Scheffer (PP), que também se apresentava como candidato e chegou a receber o apoio do PL, partido do governador Jorginho Mello.

Nas últimas semanas, no entanto, Nadal conseguiu reunir o apoio dos outros partidos da Casa, formando um grupo de 26 parlamentares e pavimentando o caminho para a vitória, caso houvesse uma disputa de chapas, algo que na prática não ocorre na Alesc desde 2001 — as definições dos últimos anos acontecem, em geral, na forma de consenso.

Neste ano não foi diferente. Na segunda-feira (30), uma reunião entre lideranças do MDB e do PL sacramentou o novo direcionamento do partido, que desembarcou da candidatura de Scheffer para apoiar Nadal. O acordo inviabilizou qualquer intenção de Zé Milton Scheffer de manter a candidatura, e encaminhou o arranjo confirmado na votação desta quarta-feira.

Mesa diretora

A principal novidade desta quarta veio após a eleição do presidente e foi a definição dos membros da mesa diretora. A vice-presidência ficou, de fato, com o PL, dono da maior bancada da Alesc. O indicado do partido foi Maurício Eskudlark (PL). O nome de Ana Campagnolo, deputada mais votada na eleição de 2022, mas que vinha causando rejeição de partidos de esquerda aliados de Nadal, ficou de fora da mesa diretora.

A Mesa Diretora foi definida com 37 votos favoráveis e três abstenções. A composição foi a seguinte:

1° vice-presidente: Maurício Eskudlark (PL)

2° vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)

1° secretário: Paulinha (Podemos)

2° secretário: Padre Pedro (PT)

3° secretário: Marcos da Rosa (União)

4° secretário: Egídio Ferrari (PTB)

Posse dos deputados

Os 40 deputados estaduais eleitos para o mandato 2023-2027 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados na manhã desta quarta-feira, na Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura.

A solenidade foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas. A regra faz parte do Regime Interno do Parlamento estadual. Padre Pedro foi auxiliado na condução dos trabalhos pelos deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB).

“Nós, parlamentares, estamos aqui por vontade soberana do povo catarinense. Por isso, somos legítimos representantes de um importante valor universal: a democracia. Os seres humanos inventaram a política para, de uma forma ou de outra, evitar a guerra e promover a justiça. Somos todos aqui guardiões da paz e construtores de pontes para o povo e com o povo”, discursou o presidente da sessão, deputado Padre Pedro Baldissera.

Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, um a um, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro do ano passado foram chamados para prestarem juramento. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.

Representatividade

A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.

Foto: Agência AL

*Informações NSC/Alesc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.