Defesa Civil confirma microexplosão em Xanxerê na tarde de terça-feira (17)
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma microexplosão no município de Xanxerê na tarde de terça-feira (17). Após a análise técnica dos dados do Radar Meteorológico de Chapecó e das imagens dos danos, a ocorrência do fenômeno foi confirmada.
Ventos de aproximadamente 40km/h causaram estragos em empresas e residências. Um dos estragos registrados foi o desabamento de um barracão da empresa Inova Agrícola, no bairro João Winckler.
O fenômeno
Uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo (da nuvem em direção ao solo) concentrada em uma pequena área e gerando fortes rajadas de ventos em superficie.
Alagamentos
Além dos fortes ventos, a chuva também foi intensa e acabou causando alagamentos nos bairros Colatto e Centro.
De acordo com a Defesa Civil, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60mm de chuva. O coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, destacou que foram distribuídas lonas para famílias. O órgão está fazendo o levantamento dos estragos.
Fotos: PMX