Câmara de Xanxerê emite nota sobre vandalismos em Brasília
A Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê emitiu na tarde desta quinta-feira (12), uma nota de repúdio contra os atos de vandalismos praticados no último domingo (8), em Brasília, onde manifestantes depredaram o patrimônio público dos três poderes.
Leia na íntegra a nota:
“A Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê, por meio de sua Mesa Diretora, vem a público manifestar, veemente, que considera inaceitáveis os atos praticados no dia 08 de janeiro de 2023 contra o patrimônio público dos três poderes, na esplanada dos Ministérios em Brasília.
Vivemos em um país onde reina o Estado Democrático de Direito, em que toda e qualquer manifestação desde que de forma ordeira e pacífica, não impedindo o direito de ir e vir de qualquer cidadão, é admissível.
Porém depredar patrimônio público, gerando não somente danos patrimoniais, mas danos irreparáveis. Um desrespeito desnecessário e um atentado contra a Constituição Federal, contra as instituições basilares de nossa tão sonhada e pacificada democracia e contra nós brasileiros.
Que essas cenas e outras tantas já vistas não se repitam e seus autores sejam identificados e punidos em conformidade com a justiça brasileira, tais atos praticados não são compatíveis com o direito à livre manifestação e tampouco com quem defende um Brasil justo e democrático.
Reafirmamos nosso compromisso com a Democracia e trabalharemos incansavelmente para que a justiça continue sendo a instância da solução de conflitos, onde jamais a força seja a solução.”