Saúde


Janeiro Branco: mês de conscientização da saúde mental

Psicóloga xanxerense fala sobre a importância do mês na vida das pessoas
Por: Sanny Borges 10/01/2023 às 17:59 Atualizado: 17/01/2023 às 19:56

O mês de janeiro é conhecido como Janeiro Branco, o mês de conscientização da saúde mental. O movimento surgiu no Brasil em 2014 e seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Em conversa com a psicóloga xanxerense Renata Adona da Silva, que atua na Clínica Iluminar Psicologia, ela explica que a saúde mental deve ser debatida com conscientização, afim de combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

Um dos principais temas das campanhas do Janeiro Branco são as doenças mentais. Renata explica que essas doenças geralmente são “combinações de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais” e a combinação desses fatores, pode ou não afetar os relacionamentos das pessoas.

Além disso, a psicóloga explica que as doenças mentais podem ser desencadeadas por gatilhos, com os emocionais. “Existem muitos fatores que podem ser desencadeadores de doenças psicológicas/mentais, tais como situações emocionais com cargas intensas, sentimentos guardados, excesso de raiva, tristeza, ansiedade, medo, uso de drogas, fatores genéticos, etc”.

Porém ela ressalta também que as doenças mentais, independente dos fatore que causaram elas, devem ser tratadas. “As formas de tratamento mais indicadas são: acompanhamento psiquiátrico (médico e medicamentoso/ antidepressivos), e psicoterapia”.

Quando devo me consultar com um psicólogo?

Muitas pessoas ainda possuem preconceito em procurar um psicólogo. Renata salienta que costuma dizer aos seus pacientes que as pessoas deveriam sempre fazer uma manutenção da saúde mental, indo a consultas psicológicas rotineiramente.

“As consultas rotineiras com o psicólogo deveriam fazer parte do checap do corpo físico. Entretanto, as pessoas ainda vêem como um tabu procurar psicoterapia, buscando apenas em casos de extrema necessidade, com em ações suicidas, tentativas de suicídio, abuso de medicamentos, ansiedade descontrolada. Porém isso faz com que o processo psicoterápico seja mais longo e mais trabalhoso, tanto para o psicólogo como para o paciente”.

Para Renata, o Janeiro Branco é de suma importância, pois junto dele vem um mês de recomeços, de planos, metas alcançadas e metas a serem revistas. Neste ano, o tema das campanhas é “A vida pede equilíbrio”, ou seja, equilíbrio de analisar o que está certo ou errado, de como as pessoas lidam com emoções e sentimentos e quais os cuidados ter com o corpo.

“A campanha ‘Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio’, envolvem os cuidados com as atividades físicas, alimentação saudável, fé, qualidade de sono, estilo de vida. Afinal, está bem em todos os âmbitos da nossa vida é o que nos dar saúde mental, e saúde mental de qualidade”.

Como contribuir para a promoção da saúde mental da família e dos amigos?

Renata destaca que há diversas formas das pessoas contribuírem para a promoção da saúde mental de familiares e amigos, entre elas está a demonstração de sentimentos, conversa sobre dores, ajudar na busca por suporte psicológico e médico, praticar exercícios, incentivar a ter uma alimentação saudável, ser uma boa rede de apoio e também ter fé independente da crença.

“Devemos lembrar de nossa saúde mental não só em janeiro, onde refazemos nossos planos, mas sim em todos os dias e meses de nosso ano. Falar que não está bem e buscar ajuda não é sinal de fraqueza e sim sinal de força e de coragem”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.