Agricultura


Abelhas nativas: pequenas trabalhadoras que fazem um trabalho gigantesco

Por: Juliano Fontana Arno 30/12/2022 às 13:14 Atualizado: 06/01/2023 às 20:24

A criação das abelhas sem ferrão (ASF) ocorre há séculos no Brasil. Antes da chegada dos portugueses, os nativos já degustavam o mel destas pequenas trabalhadoras, que fazem um trabalho enorme para o meio ambiente, pois além de produzirem esse alimento, são excelentes polinizadoras.

Santa Catarina conta com, aproximadamente, 35 espécies, sendo as mais comuns: jataí, mandaçaia e as mirins. Ao contrário do que muitos pensam, as abelhas nativas possuem ferrão. No entanto, ele é atrofiado e não oferece risco aos seres humanos.

Em Xanxerê, diversas pessoas possuem em suas residências um exemplar de abelha sem ferrão. Além disso, é possível encontrar diversos enxames espalhados em muros e árvores da cidade. Criador há mais de 10 anos, Gilso Dorizete Goulartt, ressalta que esses animais devem ser preservados, pois exercem um papel fundamental.

“As abelhas em geral, não somente as ASF, são muito importantes para a polinização, pois sem elas não vamos ter alimentos por muito tempo. Sendo assim, os seres vivos não sobreviverão, pois não haverá mais alimentos”, destaca.

No decorrer do tempo, algumas espécies foram extintas devido a exploração predatória. Entretanto, atualmente, os criadores de ASF se conscientizaram que, apesar do mel ser uma excelente fonte de renda, é necessário a preservação das espécies.

“Hoje, temos uma grande quantidade de criadores. Conseguimos salvar muitas espécies da extinção”, conta, Goulartt.

A maioria das espécies que ocorrem na região Oeste, podem ser capturadas em iscas, feitas com garrafas pet. Além disso, é preciso um atrativo liquido, feito a partir de extrato de cera e própolis das abelhas sem ferrão. Posteriormente, o enxame deve ser colocado em uma caixa padrão.

Gilso diz que, para começar na meliponicultura, é preciso, primeiramente, amor pelas abelhas. Posteriormente, se faz necessário estudar sobre o assunto.

“Para começar, basta ter amor pelas nossas pequenas abelhas. Depois, é só procurar qualquer criador, que ele vai te explicar como se faz uma isca para você conseguir capturar seu primeiro enxame”, finaliza.

Foto: MF Rural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.