Tempo


Verão inicia com temperaturas próximas dos 30°C em SC

Por: Sanny Borges 21/12/2022 às 17:18 Atualizado: 28/12/2022 às 18:44

Hoje (21), às 18h48 o verão inicia no Hemisfério Sul. Em Santa Catarina, esta estação é marcada pelas altas temperaturas, pancadas de chuva, temporais isolados e pela circulação marítima nas regiões litorâneas.

O principal mecanismo responsável pelas chuvas no verão é a combinação de calor e umidade, que dá origem a pancadas de chuva isoladas entre as tarde e noites, que também se dão na forma de temporais e até de Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) quando combinadas a outras instabilidades atmosféricas.

Nas áreas litorâneas, as chuvas também ocorrem devido à circulação marítima, que quando combinada a outras instabilidades provoca episódios de chuva persistente e volumosa.

No verão, a precipitação média mensal fica entre 130 e 200 mm do Extremo Oeste aos planaltos e varia de 200 a 330 mm nas demais regiões. Com relação às temperaturas, os dias passam a apresentar sensações térmicas elevadas já no período matutino.

Ondas de calor com duração de vários dias podem ser observadas, geralmente associadas a baixos valores de umidade relativa do ar. As temperaturas médias mensais no verão variam entre 23°C e 26°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e regiões litorâneas, enquanto que no Meio-Oeste e planaltos variam entre 18°C e 22°C.

Com relação à precipitação, a expectativa para este verão é de que as chuvas fiquem próximas da média no Grande Oeste e planaltos e acima da média nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, muito por conta de eventos de circulação marítima.

Em termos de temperaturas, espera-se que fiquem dentro ou levemente acima da normalidade em toda Santa Catarina.

As águas superficiais e os ventos alisios do oceano Pacífico equatorial seguem resfriadas, em limiares que caracterizam um evento de La Niña. Entretanto, ao longo do verão, a La Niña vai perdendo força e deixando de influenciar o regime de precipitação e de temperaturas na Região Sul do Brasil.

A previsão é de que o fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS) retorne à neutralidade entre o final do verão e início do outono do Hemisfério Sul.

Foto: Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.