Política


PT entrega comando da Câmara de Xanxerê para bolsonaristas

Por: Repórter da Redação 15/12/2022 às 08:29 Atualizado: 22/12/2022 às 22:39

A eleição para a escolha dos novos integrantes da mesa diretora da Câmara Municipal de Xanxerê foi realizada na noite desta quarta-feira (14) e estava cercada pela expectativa da confirmação de um apoio que nos bastidores já era dado como certo, mas tido como improvável dentro da lógica do cenário político atual, ou seja, a eleição de bolsonaristas eleitos por petistas.

A situação possibilitou a eleição do vereador Cabo Oliveira (sem partido) como presidente e de Altair “Dentinho” Rossatto (Podemos) como vice-presidente, ambos bolsonaristas declarados e ferozes críticos do PT, mas eleitos justamente com os votos decisivos dos vereadores petistas,  Alessandro Antoniolli e Sidão.

Na prática, isso ocorreu pela manutenção de um “suposto” acordo fechado ainda em 2021, quando na última hora o então vereador do MDB, Cabo Oliveira, trocou de lado e abandonou a então candidatura do colega de partido Alcedir Rama, que seria eleito facilmente pois tinham a maioria quando reunindo os vereadores do MDB, PP e Republicanos.

Com a considerada “traição”, o grupo foi surpreendido e quem acabou eleito foi o vereador do PL, Serginho Nunes, tendo como vice Sidão (PT), que após um ano assumiu a presidência. Pelo tal acordo, a sequência teria Dentinho como presidente em 2023 e Cabo Oliveira em 2024.

Com as eleições de 2022 e a “guerra” política entre bolsonaristas e petistas que tomou proporções além do esperado, tudo encaminhava para um racha neste acordo, pois, em Xanxerê, o próximo presidente Dentinho se tornou um dos mais críticos aos petistas, com declarações públicas agressivas que praticamente inviabilizavam a manutenção do acordo original.

Nos bastidores, surgiram muitas possibilidades, inclusive uma aproximação maior dos petistas com a atual administração municipal, a qual passou a ter no vereador do PP, Arnaldo Lovatel, mais um petista declarado e uma ponte para construir uma nova mesa diretora, inclusive com a permanência do vereador Sidão como presidente, mas longe dos bolsonaristas.

Mas, conforme apurou a reportagem do TSX, as conversas não avançaram, embora na mesa se colocou até mesmo o PT ficar os próximos dois anos na presidência. E isso não ocorreu, principalmente por decisão pessoal do verador Sidão, que insistiu em manter o apoio para os bolsonaristas, mesmo diante de todos os acontecimentos de criticas aos petistas em nível local, estadual e nacional. 

A decisão, desagradou muitos companheiros do Partido dos Trabalhadores, que não conseguiram convencer o vereador Sidão a mudar de ideia. Para tentar amenizar um pouco o desgaste, Sidão, na última hora, exigiu que o presidente fosse Cabo Oliveira e não Dentinho, alegando que as críticas ao PT feitas por Oliveira foram menores do que as do vereador Dentinho.

Diante do quadro e em uma ação inédita, talvez única, petistas abaixaram a cabeça e votaram em bolsonaristas que tem sido seus principais e ferozes críticos. Com isso, Cabo Oliveira foi eleito presidente para 2023, sendo pré-acordado quem ele renuncia para que em 2024 Dentinho, que agora é o vice, assuma então como presidente e aí sem ter aparentemente sido votado pelos vereadores petistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.