Saúde


ARTIGO: O que são doenças celíacas

31/08/2022 às 17:03 Atualizado: 07/09/2022 às 19:45

Introdução 

A doença celíaca é uma enteropatia imunomediada, induzida pela ingestão de certas proteínas (chamadas de "glúten"). O glúten é o principal multicomponente que tem proteico de trigo, cevada e centeio, cereais que são amplamente consumidos. De origem genética que pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

As pessoas que tem esse tipo de doença, não possui uma enzima responsável por quebrar o glúten.  Pois a proteína não é processada direito e o sistema imune reage ao acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado.

Desenvolvimento

Pode-se desenvolver doença celíaca em qualquer idade, inclusive na terceira idade. Embora surja com mais frequência em bebês de até um ano de idade, quando o glúten é introduzido na dieta, muitas vezes os primeiros sintomas se manifestam somente na vida adulta. A doença celíaca é uma doença genética que costuma afetar várias pessoas da mesma família, além do histórico familiar, existem outras causas que aumentam as chances de ter doença, incluindo a Diabetes tipo 1, Síndrome de Down e Doenças da tireoide. 

Não existe tratamento específico para a doença celíaca, no entanto, os sintomas relacionados à doença podem ser controlados com a eliminação de qualquer alimento ou produto que contenha o glúten ou vestígios. É recomendado que a pessoa tenha orientação de um nutricionista, pois é com um plano alimentar adequado, que ela evitara a desnutrição seja evitada, já que a intolerância ao glúten pode trazer dificuldades na filtração de nutrientes, vitaminas, minerais e água.

Os principais sinais de indicação da doença celíaca são: vômito, abdômen agudo, emagrecimento, falta de apetite, diarreia e irritabilidade, fezes pálidas e com odor fétido, coceira e vermelhidão na pele, são características de que contem Doença Celíaca.

Os sintomas da doença celíaca desaparecem completamente com a eliminação do glúten da dieta ou de itens que contenham o glúten, como é o caso de algumas pastas de dente, cremes hidratantes ou batom. Dessa forma, desaparecem os sinais e sintomas possivelmente indicativos de doença celíaca, é importante que o gastroenterologista ou imunoalergologista sejam consultados.

Conclusão

Observa-se que muitos pacientes que seguem uma dieta sem glúten ganham um período mais prolongado de inatividade da doença.  É uma doença que não tem cura e pouco pesquisada, demorada a ser diagnosticada deixando a pessoa com sofrimento e incertezas por um longo período.

Referências: https://br.iherb.com/blog/what-is-celiac-disease/504?gclid=Cj0KCQjw29CRBhCUARIsAOboZbJ0QHoFUpfKKrjI9Qmb9z-MNxRtrWtX_3U_s_VoqnLm2NYfxsdwxy4aAtKHEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

-----------------------------------------------------------

Viviane de Freitas, estudante do curso Técnico em Enfermagem. Trabalho sobre doenças celíacas, apresentado à Mais Cursos Técnico-Instituto de Cursos Técnicos, Profissionalizantes e Pós-Graduação de Xanxerê como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em enfermagem. Coordenadora de curso: Giselly Antunes Dall Igna. Apresentador(a): Enfermeira Cristiane S. Paravisi.

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.