Profissionais do HRSP falam sobre amamentação na Reserva Indígena Pinhalzinho
O leite materno é comparado com o ouro, tendo em vista a importância nutricional do alimento e do vínculo que é formado entre mãe e bebê. A importância da amamentação é reforçada na campanha Agosto Dourado, que no Hospital Regional São Paulo (HRSP), contou com diversos eventos internos e externos.
Dentre as ações, esteve a participação de profissionais do hospital, em uma roda de conversa com mães e profissionais da Reserva Indígena Pinhalzinho. O encontro aconteceu na última quarta-feira (24), no pavilhão de múltiplo uso da aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu.
O HRSP foi representado no encontro pela enfermeira obstetra, Talita Souza e pela gerente de atendimento, Fabíula Cichelero – ambas integrantes da Comissão de Aleitamento Materno (CAM) do HRSP. O evento contou com a participação de lideranças do Polo Base, de profissionais da ESF - Unidade de Saúde da Família, do médico da unidade e de mães que estão amamentando.
Fabíula Cichelero explica que o HRSP possui um projeto de Atenção Especializada aos Povos Indígenas, onde várias ações acontecem internamente para acolher e atender mais de seis mil indígenas das etnias Kaingang e Guarani, que residem na região de Ipuaçu.
“Dentre as ações, está o compromisso do hospital em contribuir com eventos como esse, em que fomos convidados para falar sobre a importância da amamentação”, explica.
Durante o encontro, foi confeccionado coletivamente um cartaz, onde cada participante colocou uma palavra com o significado da amamentação.
“O evento foi muito produtivo. De maneira informal, aconteceu uma troca de experiências. A enfermeira esclareceu mitos; falou sobre a parte nutricional e as fases do leite materno; destacou como a criança deve estar posicionada no peito e como deve ser a pega correta. As participantes tiram dúvidas e isso é muito importante: escutar as mães e poder contribuir para a saúde das mães e bebês", finalizou Fabíula.
Fotos: HRSP