Cultura


Cia de Teatro Xã-Xã-Erê estreia novo espetáculo no Espaço Multicultural La Cave

Por: Sanny Borges 25/08/2022 às 14:20 Atualizado: 01/09/2022 às 19:09

A Cia de Teatro Xã-Xã-Erê, adaptou e produziu o novo espetáculo “Pluft - O Fantasminha”, uma obra teatral cheia de aventuras e comédia, que tematiza a ideia da aceitação das diferenças. Nessa obra em específico, o enredo se situa na história de um fantasminha chamado Pluft, que tem medo de gente. 

“Pluft – O Fantasminha” é um espetáculo teatral em tributo ao centenário de nascimento da dramaturga, diretora e atriz Maria Clara Machado. Este espetáculo, adaptado e dirigido por Neri Gonçalves de Paula, resgata um dos maiores clássicos do teatro infanto-juvenil da dramaturgia brasileira.

Maria Clara Machado foi criadora do Curso de Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, na década de 1960. Falecida em 2001, deixou como legado grandes obras para o teatro infanto-juvenil.

O ponto primordial da questão é: “Do que temos medo nos dias de hoje?”. Maria Clara Machado, sensível e inteligente, aponta e brinca com a futilidade dos nossos medos. Esta obra, escrita na década de 1960, traz à tona medos de aceitarmos as diferenças. Maribel, a heroína da peça, é gente. E Pluft, é um fantasma. Será possível conviver com isso e os dois criarem laços de amizade? É uma comédia que traz à tona os medos do invisível e, ao mesmo tempo, as diferenças que coabitam a nossa realidade.

Ao final da apresentação da peça, o Espaço Multicultural La Cave realizará a cerimônia de nomeação de sua sala de ensaios e apresentações, como “Sala de Teatro Celito Pandolfi”, uma homenagem póstuma ao pioneiro do teatro xanxerense que, no final da década de 1970, iniciou produção do teatro xanxerense.

Celito Pandolfi, nessa época, era um seminarista que, liberado do seu sacerdócio, veio para Xanxerê para viver em comunidade e assim confirmar sua possível vocação sacerdotal. No entanto, após descobrir a vida no mundo, pois, ainda não havia tido a primazia de conviver num mundo fora dos estudos filosóficos e teológicos destinados a quem viria a ser um sacerdote (padre), desistiu de seguir a vocação.

Celito, então, resolve fundar o primeiro grupo de teatro de que se tem notícia em Xanxerê e na região oeste, o Grupo de Teatro Excelsior e torna-se um grande desbravador e pioneiro na produção teatral, apresentando a vários adolescentes e adultos, a ideia de se fazer teatro profissionalmente na cidade de Xanxerê, interior de Santa Catarina, onde jamais se vislumbraria a ideia de tal êxito. 

Celito Pandolfi torna-se portanto, o pioneiro na construção de um projeto cultural/teatral que fecundou na formação de dezenas de grandes atores. Alguns, seguiram firmemente seu legado, tais como: Gerson Praxedes, Doutor em Artes Cênicas, com aprofundamento do seu trabalho em São Paulo, na capital Paulista.

E, Neri de Paula, ator, diretor, dramaturgo, escritor, que perpetua este legado na cidade de Xanxerê, e que, por sua sugestão, propôs ao seu elenco de artistas, a nomeação da sala de teatro do Espaço Multicultural La Cave, como “Sala de Teatro Celito Pandolfi”, em gratidão e homenagem póstuma a esse cidadão radicado em Xanxerê, que por longas décadas se manteve ligado e atento à questão do teatro e das artes em geral.

A Apresentação de “Pluft – O Fantasminha”, em resumo, é um tributo à Maria Clara Machado e uma homenagem póstuma a Celito Pandolfi, pioneiro das artes cênicas de Xanxerê e que adorava o gênero da comédia.

O espetáculo Pluft – o Fantasminha, é indicado para crianças a partir de cinco anos de idade, preferencialmente que já possuam uma iniciação no desenvolvimento intelectual e comportamento adequado para assistir um espetáculo teatral, pois o espetáculo envolverá emoções e poesia existencial. Uma história envolvente e ao mesmo tempo cômica e poética.

O espetáculo estreará no dia 3 de setembro, às 20h, com cerimônia de homenagem ao término. Será reapresentado nos dias 4, 10, 11, 17 e 18 de setembro, sempre às 20h.

Os ingressos tem o custo de R$ 20,00 e podem ser adquiridos antecipadamente através do telefone (49)9 9995-5476, com Renan, e pagos através de pix, ou adquiridos diretamente com o elenco. O Espaço Multicultural La Cave localiza-se na Rua Coronel Passos Maia, n° 496, Edifício Apollo, no Centro de Xanxerê.

Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.