Morte de jovem em Ipuaçu é classificada como feminicídio
Na noite de terça-feira (23), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através das guarnições de Ipuaçu, São Domingos, Entre Rios e Xanxerê, conduziu presa à Central Regional de Plantão Policial Civil de São Lourenço do Oeste uma mulher de 28 anos, apresentada pela prática de femicídio ocorrido por volta das 18h50 na Reserva Indígena de Ipuaçu.
A vítima, Elizama Lucas, de 21 anos, foi alvejada por um golpe de arma branca (faca) na altura do peito.
Conforme chegado ao conhecimento da autoridade policial àquele momento, um desentendimento entre a então conduzida e uma adolescente de 13 anos, sobrinha da vítima, teria sido o precursor do crime.
Pouco antes do crime de morte, a mulher presa havia desferido uma facada no braço da adolescente, o que fez com que sua tia fosse tirar satisfações, sendo que o desenrolar dos fatos, cujas circunstâncias ainda seguem como objeto de apuração, culminou com a sua morte.
A conduzida foi autuada em flagrante pelo crime de femicídio (expressão utilizada para fins de enquadramento legal como homicídio, mas que tem como vítima mulher) qualificado por motivo fútil. A lesão sofrida pela adolescente também será apurada.
A presa foi encaminhada para o Presídio Feminino de Chapecó, onde se encontra à disposição da Justiça.
Foto: Elizama Lucas, vítima do crime. Arquivo pessoal