Eleições 2022


Katia Collelo fala sobre sua pré-candidatura a deputada federal

Por: Sanny Borges 09/08/2022 às 17:49 Atualizado: 16/08/2022 às 19:15

O Tudo Sobre Xanxerê recebeu a visita da pré-candidata a deputada federal de Xanxerê, Katia Battisti Collelo (PT). Durante um agradável bate-papo, Katia falou sobre seus projetos, bandeiras e como decidiu colocar seu a disposição para disputar um cargo federal.

Katia destaca que está no meio político desde 2016, quando assumiu pela primeira vez como suplente de vereador no município e, no pouco tempo que esteve no legislativo, criou leis que já estão em vigor no município.

“Em 2016, quando fui candidata a vereadora, conheci os bastidores e a caminhada de estar candidata. Em 2020 eu estudei mais e fizemos uma caminhada muito bacana e positiva, tendo um aumento de votos. Tudo isso nos deu a credencial para receber o convite. Então, estar como pré-candidata não é uma vaidade da Professora Katia, mas sim um convite e uma construção coletiva de mulheres de Xanxerê e região, do Partido dos Trabalhadores, pois logo que acabou as eleições do município, sentamos e planejamos ações do partido e uma das ações foi a decisão partidária da região em ter candidaturas a deputado estadual e federal e entre essas duas, uma candidatura feminina”, explica Katia.

Como pré-candidata, Katia já tem percorrido diversos municípios da região se apresentando e levando seu nome como uma das escolhas ao pleito federal. Ela ressalta que a recepção tem sido muito calorosa e genuína.

“Estamos sendo muito bem recebidos por onde passamos. E percebemos que este é o momento de Xanxerê e região ter um representante em Brasília. Entendo que tivemos uma decisão correta e acertada de nos desafiarmos e dar esse passo nessa caminhada e, diante disso, as pessoas estão nos acolhendo muito bem, felizes por se sentirem representados, pois sou uma trabalhadora, filha, mãe, esposa, dona de casa. Sinto a empatia das pessoas, me parabenizando e caminhando junto”, conta.

Ainda durante a conversa, Katia apontou algumas das pautas que quer abraçar na campanha e num possível mandato como deputado federal. Ela citou que dará continuidade ao trabalho que já desenvolve no município, porém de forma federal.

“Eu vou trabalhar naquilo que já estamos trabalhando há algum tempo. A bandeira maior será da defesa de políticas que acolham as mulheres no sentido da educação e da diversidade. Eu trabalho há mais de 20 anos com a inclusão de pessoas com deficiência e junto a isso somasse a questão das violências que acontecem dentro do ambiente escolar, como o bullying, uso de drogas, o respeito ao gênero, as minorias”.

Para finalizar, Katia destacou que está sendo um privilégio muito grande de ser a única mulher da região Amai a concorrer um cargo nas eleições de 2022 e que, apesar de todos os desafios,

“É uma grande responsabilidade, da até um frio na barriga. Eu me sinto muito feliz e me sinto preparada. Quem me conhece sabe, quando sou desafiada a fazer um trabalho, de fato faço o melhor possível. Eu sei ser democrático e no final das situações que se envolvemos é muito prazeroso, pois é o resultado positivo de um grupo, não só da Professora Katia. Me orgulho muito de poder trabalhar sendo sensível, acolhedora, de saber ouvir, de não prevalecer somente a minha ideia e sim a de todos. A política precisa disso, de que o coletivo seja ouvido e respeitado. Então quem acredita nesses ideais e no potencial que as mulheres tem, que nos apoiem nessa caminhada”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.