Geral


Agosto Lilás foi tema da Tribuna Popular na sessão da Câmara de Xanxerê

Por: Sanny Borges 09/08/2022 às 15:51 Atualizado: 16/08/2022 às 18:29

A Câmara Municipal de Xanxerê esteve reunida na noite de segunda-feira (8), para a terceira sessão ordinária do mês de agosto, e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal da Mulher, para falar sobre a Campanha Agosto Lilás – Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Fazendo uso da tribuna, Karine Ferronato Pretto, diretora de Assistência Social e vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher de Xanxerê, falou sobre a campanha que tem a finalidade de promover o enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que no último dia 7 de agosto fez 16 anos de sua sanção, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, propagar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncias existentes.

Karine Preto apresentou dados alarmantes. De acordo com a diretora, uma em cada mulher, acima de 16 anos, sofreu violência no último ano. “Isso significa que são 27 milhões, de mulheres do Brasil, que no ano de 2021 viveram alguma situação de violência. As situações de violências que nós tratamos são a física, sexual, psicológica e moral. A partir destas designações de violências, muitas delas, estão escondidas nas relações familiares. Em Xanxerê, através do serviço do Creas, nós temos hoje sendo atendidas 170 famílias e indivíduos em situação de violência”, destacou a diretora.

Juntamente com a Rede Catarina, que é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, e parceira da Secretaria e do Conselho Municipal da Mulher, prestam atendimento a 51 mulheres que estão sendo assistidas devido a violência e que se encontram em medida protetiva. Karine destaca que muitos casos não chegam até o conhecimento das autoridades por motivos diversos, por isso a campanha deste ano busca, entre outras coisas, a divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher e os mecanismos de denúncia existentes.

“Nós temos o Plantão Social da Secretaria de Assistência Social que atende pelo fone (49) 9 9108-5846, o CREAS (49) 3441-8548, Polícia Militar pelo 190, Polícia Civil/DPCAMI pelo 197 e o Conselho Tutelar pelo celular (49) 9 9182-5298. Estes canais podem ser usados para buscar ajuda em caso de constatação da violência”, salientou Karine Pretto.

O presidente do legislativo xanxerense, Sidinei Mesnerovicz elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria, Conselho Municipal e as polícias militar e civil, além de todas as entidades envolvidas.

“Só temos a agradecer a presença da diretora Karine, pela explanação que fez destacando que é um trabalho constante e a Câmara de Vereadores tem sido parceira nesta luta, para diminuir estes números alarmantes da violência contra a mulher”, finalizou o presidente.

Foto: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.