Eleições 2022


Diminuem as chances de Xanxerê ter um candidato ao governo SC em 2022

Por: Repórter da Redação 25/07/2022 às 19:26 Atualizado: 01/08/2022 às 22:41

Os resultados das convenções realizadas no final de semana, praticamente eliminaram as chances de Xanxerê voltar a ter uma liderança local na disputa pelo governo de Santa Catarina.

O sábado, certamente foi de expectativas para o ex-prefeito de Xanxerê, BRUNO BORTOLUZZI, do PSDB, cotado até então, para disputar a eleição deste ano como vice do atual governador, Carlos Moisés.

E, para isso ocorrer, tudo dependia do resultado da convenção do MDB, realizada no último sábado. O cenário ideal para Bruno Bortoluzzi, neste caso, seria a vitória de Antídio Lunelli, que sendo candidato, afastaria o MDB do atual governador, abrindo vaga para o PSDB então ser o vice de Moisés.

Mas isso não ocorreu e o MDB vai mesmo ser vice do governador, com o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler.

BRUNO: Quase vice de MOISÉS. Longe de ser vice de AMIM

Diante da situação, o PSDB ficou sem alternativas, pois, ou apoia mesmo assim a reeleição de Carlos Moisés sem participar da chapa, ou define ser vice do ex-governador Esperidião Amim, que também no sábado, foi confirmado candidato pelo PP.

Mas, se o PSDB ficar mesmo com o PP, a vaga de vice dificilmente será para Bruno Bortoluzzi, pois internamente, Marcos Vieira, que articulava o nome do ex-prefeito de Xanxerê, perde força e quem se fortalece é o grupo de Leonel Pavan, que tem Dalírio Bebber, de Blumenau, o nome para indicar.

Diante da situação, o mais próximo que Xanxerê poderá estar dos candidatos da majoritária em 2022, é de Eron Giordani, natural de Faxinal dos Guedes, mas que tem fortes ligações também com o município de Xanxerê, onde estudou por pelo menos por três anos, no colégio La Salle.

As convenções seguem ainda sendo realizadas até o dia 5 de agosto. Até lá muita coisa ainda pode mudar e as conversas no bastidores continuam ocorrendo.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.