Geral


Casa da Acolhida completa sete anos em Xanxerê

Por: Sanny Borges 25/07/2022 às 16:20 Atualizado: 01/08/2022 às 19:59

Uma missa em ação de graças foi celebrada na última sexta-feira (22), para marcar o aniversário de sete anos da Casa da Acolhida Santa Bernarda. O ato ocorreu na parte externa da casa e contou com a presença da direção e colaboradores do Hospital Regional São Paulo (HRSP), voluntários que integram a Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda e hóspedes.

A celebração foi conduzida pelo padre Vanderlei, de Abelardo Luz; a agente de Pastoral do HRSP, Nelva Longo; e pelo Grupo de Espiritualidade do hospital.

A Casa de Acolhida Santa Bernarda foi criada em dia 24 de julho de 2015. O local oferece hospedagem para acompanhantes de pacientes internados no Hospital Regional São Paulo (HRSP).

A ideia surgiu devido a demanda de pessoas, de todas as regiões, que não tinham onde ficar quando vinham trazer algum familiar para tratamento no hospital. Na época, se constatava que muitos familiares não tinham condições de pagar por uma hospedagem, passavam a noite em carros ou até mesmo nos bancos em frente ao hospital.

A diretora do HRSP, Irmã Neusa Lúcia Luiz, explica que a Casa de Acolhida se tornou um complemento da missão do hospital. “Não dá para imaginar o hospital sem este espaço, pois no hospital cuidamos do paciente e na casa, cuidamos do familiar. Nossa fundadora, Santa Maria Bernarda, quando canonizada recebeu o título de missionária da misericórdia. E esta casa é um espaço de misericórdia e humanização, onde acolhemos a todos os acompanhantes que necessitam. Todos vivem a mesma experiência, compartilham e, pelos relatos que ouvi aqui, ajudam uns aos outros,” afirma Ir. Neusa.

O espaço é administrado pela Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda. O imóvel tem capacidade para hospedar cerca de 20 pessoas/acompanhantes de pacientes por dia. No local, as pessoas que precisam, encontram alimentação, quartos coletivos femininos e masculinos, com camas, espaço para higiene pessoal, alimentação e higienização de roupas. Tudo é disponibilizado de maneira gratuita para quem precisa.

O presidente da Associação Amaildo Domingos Coradi explica que atualmente a casa recebe em média 50 hóspedes por mês - número que antes da pandemia, chegou a ser de 300 hóspedes mês. As atividades são mantidas por meio de doações da comunidade. Além disso, os próprios hóspedes contribuem com as tarefas diárias da residência, como a limpeza dos espaços, o preparo das refeições, cuidados da horta e do quintal.

A Casa de Acolhida está localizada a 200 metros do HRSP. O imóvel foi adquirido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que também administram o hospital. A Casa de Acolhida leva inclusive o nome de Santa Maria Bernarda, que é a fundadora da congregação.

Fotos: HRSP

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.