Geral


Procon alerta sobre golpe do falso emprego em Xanxerê

Por: Sanny Borges 21/07/2022 às 14:32 Atualizado: 28/07/2022 às 21:13

Uma situação que vem se tornando recorrente não apenas em Xanxerê, vem chamando a atenção do Procon: muitas pessoas têm procurado o órgão para denunciar que caíram no golpe do falso emprego.

De acordo com o coordenador do Procon de Xanxerê, Ivan Marques, os golpistas mandam e-mail ou whatsapp e colocam anúncios nos principais sites oferecendo uma excelente oportunidade de trabalhar em casa com salários que variam de R$ 500 a R$ 10 mil por mês.

Marques salienta que algumas dessas vagas de emprego acabam efetivando o primeiro pagamento, dando a impressão que é seguro.

“Na sequência, eles acabam oferecendo um kit de produtos para a pessoa poder trabalhar com uma margem ainda maior de renda, e é aí que vem o golpe. Você acaba depositando o valor do kit e na hora de receber a comissão acaba não recebendo, confirmando o golpe”.

O Procon orienta que as pessoas devem ficar muito atentas para não cair neste tipo de golpe. “Temos pessoas de Xanxerê que caíram no golpe do falso emprego e que perderam muito dinheiro, por isso é preciso que as pessoas prestem atenção às ofertas que são muito vantajosas”.

Falso boleto

O coordenador do Procon de Xanxerê relatou ainda mais um golpe que está em curso: o golpe do falso boleto ou boleto espelhado. A prática envolve a falsificação de cobranças para fazer com que o pagamento vá para a conta bancária do golpista. 

“É necessário alertar que as pessoas confiram os dados na hora de efetuar o pagamento se o nome do titular é o mesmo que consta no boleto, pois nesse tipo de golpe as informações muitas vezes não fecham e o dinheiro acaba indo para o golpista”, acrescenta Marques.

Ivan Marques disse que os bancos e lotéricas estão orientados em relação ao golpe e para que fiquem atentos na hora da comprovação dos boletos.

Na dúvida, as pessoas podem procurar o Procon para relatar o golpe ou mandar um WhatsApp através do número (49) 99159-3009, bem como registrar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.