Eleições 2022


Base Política da administração de Xanxerê alinha estratégias para as eleições 2022

Por: Repórter da Redação 15/07/2022 às 11:13 Atualizado: 22/07/2022 às 22:12

Representantes dos cinco partidos que fazem parte da coligação que elegeu a atual administração de Xanxerê, estiveram reunidos na noite de quinta-feira (14) para ajustarem as posições de cada um nos cenários das eleições de 2022.

Embora juntos, na esfera municipal, PSDB, PSD, PP, MDB e REPUBLICANOS, devem seguir caminhos diferentes quando o assunto é eleição estadual ou federal. Sem ainda definições concretas para os cargos de governador, presidente e senador, tudo indica que vão ocorrer disputas locais entre lideranças, mas que “aqui seguem unidas”.

E foi para ajustar estes detalhes que os partidos estiveram reunidos com o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello e o vice-prefeito, Adenilso Biasus. A pauta era justamente manter a união, respeitando os compromissos de cada partido. Um dos pontos mais delicados é a eleição para deputado estadual e federal, pois dentro no grupo existem partidos que tem candidatos locais. O MDB, do vice-prefeito Biasus, já confirmou que o presidente do diretório municipal Guilherme Bodanese Demarch, o “Guella”, será candidato a deputado estadual, e o PP terá o também presidente local e vereador Evandro Berto, que vai buscar uma vaga para deputado federal.

Já os demais partidos vão apoiar candidatos regionais ou lideranças que tem fortes ligações com Xanxerê. 

No PSDB, do prefeito Martarello, a busca de votos no município será para os candidatos Marcos Vieira, para deputado estadual, e Geovana de Sá, para deputado federal. Ambos, construíram uma ligação forte com o prefeito e foram decisivos para a liberação de expressivo volume de recursos.

No PSD, os nomes já foram anunciados e liderados pelo ex-prefeito Avelino Menegolla. Os pedessistas vão trabalhar para ajudar a eleger para deputado estadual o ex-prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori e, para deputado federal, a atual deputada estadual Marlene Fengler.

No REPUBLICANOS o vereador Vilmar do Som, que coordena o partido em Xanxerê, vai concentrar a busca de votos para o atual deputado estadual, Sergio Mota, na dobradinha com o vereador de Florianópolis, Claudinei Marques, que será o candidato a deputado federal.

Ao final da reunião o grupo ajustou ainda que além dos compromissos partidários  e na medida do possível, vai priorizar  também o apoio para as candidaturas locais a partir do entendimento que seria importante para o município voltar a ter representação local forte, tanto na Assembleia Legislativa, quando no Congresso Nacional. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.