BR 282


Após movimentações, Dnit dá encaminhamento a pedido de recuperação da BR-282

Por: Sanny Borges 06/07/2022 às 11:18 Atualizado: 13/07/2022 às 13:58

A Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), tem dentro da sua missão o desenvolvimento socioeconômico do município e região e dentro deste contexto vem trabalhando fortemente, juntamente com demais associações da região, na busca de uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo empresariado em relação as condições da BR-282. Neste momento, principalmente voltada a recuperação do trecho regional, entre Ponte Serrada e Irani.

Unindo forças das três regionais da Facisc do Grande Oeste, foi elaborado uma Moção de Apelo pela recuperação da BR-282, essa foi apresentada durante o evento de Apresentação do Estudo de Viabilidade da Ferroeste, em Pinhalzinho.

Assinada pelo vice-presidente Regional Oeste Facisc, Milvo Zancanaro, a Moção traz o alerta sobre a situação do tráfego na via e destaca sua importância, já que é essencial para o escoamento da vasta produção agroindustrial do Oeste aos portos e aos grandes centros brasileiros de consumo. 

O documento foi entregue ao Governador Carlos Moises, encaminhado ao Dnit e autoridades políticas, pedido uma resolução. A Acix participou de diversas reuniões, inclusive de movimentos promovidos por vereadores de Xanxerê e região e, após pressão regional, o Dnit se posicionou nesta semana informando que no dia 13 de julho será licitado o contrato de restauração do pavimento da BR-282, entre Vargem Bonita e Chapecó, que inclui este segmento entre Irani e Ponte Serrada.

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

A obra abrange uma extensão de 115,3 km da BR-282, contemplando todo o trecho entre o km 420 (Vargem Bonita) ao km 535,3 (acesso a Chapecó), com início pelo segmento da rodovia em Ponte Serrada.

Segundo retorno do Dnit, será realizada a recuperação total da pista, com retirada do asfalto antigo e aplicação de uma nova camada asfáltica, além da restauração de estruturas de drenagem, nova sinalização horizontal, reforço na base, entre outros serviços. O contrato terá duração de três anos e conta com R$ 60 milhões de investimento.

A presidente da Acix, Irene Sá, destaca que a associação sempre está à frente de movimentos que envolvem a defesa do empresariado e a questão da BR-282 é prioridade.

“Nós da Acix defendemos sempre o empresariado e focamos no seu desenvolvimento e a recuperação da BR-282 é essencial para a nossa região. Ainda estamos defendendo sua duplicação, mas como a pauta é complexa, buscávamos uma resposta rápida do Dnit. Além dos prejuízos que o empresariado enfrenta passando pelo trecho, ainda se tem a ameaça à vida, o que não podemos admitir. A movimentação e a união de todos os envolvidos deram resultados e agora seguimos acompanhando para que o compromisso seja cumprido”, finaliza.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

Fotos e informações: Acix

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.