Saúde


Conselho Municipal de Saúde de Xanxerê realiza reunião sobre projetos desenvolvidos no município

Por: Sanny Borges 28/06/2022 às 17:40 Atualizado: 05/07/2022 às 19:03

Na manhã de segunda-feira (27), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Xanxerê realizou uma reunião extraordinária no Auditório da Prefeitura Municipal para tratar sobre diversos assuntos relacionados a saúde, como o Plano Municipal de Saúde, Protocolo Virei Lua, Plano de Contigência e Ações referentes a dengue e a Conferência Macrorregional de Saúde Mental.

Segundo o presidente do CMS, Vilson Piccoli, essas reuniões são de suma importância para a saúde do município e da população. "Em relação a conferência de saúde mental debatemos como podemos fazer para retirar aquele pré-conceito que existe sobre o tema. Além disso, formulamos diversas ações no município que serão enviadas para o SUS, mostrando o que a população xanxerense e catarinense quer que seja feito sobre a saúde mental", conta.

Ainda durante a reunião, o Protocolo Virei Lua também foi um dos assuntos debatidos. O projeto torna gratuita a distribuição de absorventes e produtos de higienes a mulheres de baixa renda e que não possuem condições de adquirir os materiais. "Tivemos um debate bastante amplo. Muitas dúvidas e apontamentos foram levantados referentes a esse plano que precisa atender uma lei federal, estadual e municipal, mas que precisa também ser executado de forma responsável, mostrando como será buscado os recursos e feita a distribuição, para que não precise ser remodelado futuramente e que tenha toda a eficácia possível".

A dengue, assunto que ainda preocupa mão só a população de Xanxerê, como também de outros municípios e estados, teve foco durante a reunião do CMS. Piccoli destaca que foi votado e aprovado o plano municipal de combate e, através da prefeitura, feito a contratação de mais agentes para dar suporte e ajudar no combate aos focos do mosquito.

"Temos o hospital cheio de pacientes com problemas respiratórios e isso acaba fazendo com que as outras pessoas que precisam de atendimento fiquem sem vagas. Diante disso, precisamos realizar o combate o mosquito da dengue e evitar ao máximo que a população seja contaminada. Todo o cuidado é pouco. Estamos debatendo bastante em cima desse assunto e queremos continuar evoluindo com o trabalho que vem sendo realizado", finaliza.

Fotos: Divulgação/CMS

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.