Faxinal dos Guedes


Conselho Tutelar emite nota após faca ser levada por aluno à escola

O fato aconteceu no município de Faxinal dos Guedes
Por: Repórter da Redação 22/06/2022 às 18:24 Atualizado: 29/06/2022 às 23:06

O colegiado do Conselho Tutelar de Faxinal dos Guedes emitiu uma nota de esclarecimento sobre o fato que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 8h. A Policia Militar foi acionada pela direção da escola, informando que um aluno de nove anos estaria com uma faca na mochila. Quando a PM chegou, o aluno confessou que havia escondido outra arma branca pelas imediações da escola, sendo que a mesma também foi localizada pela guarnição.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Confira a nota de esclarecimento

O colegiado do Conselho Tutelar de Faxinal dos Guedes vem por meio desta nota, esclarecer ao que tem sido vinculado em alguns meios de comunicação sobre a situação ocorrida em uma escola do município. 
No dia 21/06/22 este órgão recebeu algumas mensagens via WhatsApp da escola, pedindo em nome da polícia para o comparecimento deste órgão, pois no momento a polícia já se fazia presente no local; então foi feito algumas perguntas a pessoa que estava respondendo da escola, se os pais já tinham sido avisados relataram que sim e os mesmo estavam presentes, nesse caso foi orientado que estava correto, pois os pais são os responsáveis legais pela criança ou adolescente e os responsáveis legais estando presente não necessariamente necessita a presença deste órgão naquele momento, ademais a escola que é responsável enquanto os alunos estão no ambiente escolar e melhor ainda estava a responsável legal desta criança também. 
Tendo em vista que o órgão Conselho Tutelar é responsável pela aplicação de medida de proteção, assim sendo, após o desenrolar dessa situação ainda pela manhã atendemos a mãe desta criança na sede do Conselho Tutelar e foram aplicadas as medidas cabíveis conforme prevê a LEI 8.069/90. 
Lembrando que ato infracional cometido na escola ou em qualquer ambiente compete a polícia a intervenção, fato este que aconteceu de forma correta, onde a escola acionou a mesma, que cumpriu com o seu papel. 
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao transporte , ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária (Art. 4º da lei federal 8.069/90 do ECA). 
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, mas por favor não julguem sem conhecimento de causa. Agradecemos aos meios de comunicação que antes de publicar qualquer matéria realizaram contato conosco para saber o que de fato ocorreu. 

Colegiado do Conselho Tutelar de Faxinal dos Guedes. 
Faxinal dos Guedes, 22 de junho de 2022

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook 

Foto: Divulgação/ PM



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.