Dia de Santo Antônio: entenda porque ele é o santo casamenteiro
O Dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro, é celebrado no dia 13 de junho. Na data, celebrada um dia depois do Dia dos Namorados, os fiéis apostam em simpatias e orações para conseguir um bom casamento.
Para a historiografia, ele foi um homem notável do seu tempo: intelectual, o frade circulou por parte considerável da Europa do século 13 e ajudou a consolidar o papel dos franciscanos.
Mas, afinal, porque o santo é considerado casamenteiro?
Não há uma origem certa para essa fama, mas há um relato mais conhecido de uma mulher que precisava de um dote para se casar e recorreu ao santo, conseguindo de maneira milagrosa o dinheiro necessário para realizar o sonho do casamento.
A partir disso, essa fama só cresceu no Brasil e não são poucas as simpatias para que Santo Antônio promova uniões ou para que ajude fiéis a encontrar um(a) namorado (a).
Para hagiógrafos - profissionais que trabalham com hagiografia, tipo de biografia, dentro do hagiológio, que consiste na descrição da vida de algum santo ou beato - existem outras histórias que justificam a fama de santo casamenteiro.
> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Uma delas é que, ainda em vida, ele teria sido um grande opositor dos casamentos combinados por interesse entre famílias, o que ele chamava de mercantilização do sacramento. Defendia que os casais fossem formados por amor.
Outra versão também diz respeito a uma jovem pobre que queria se casar. Ela rezou para Santo Antônio e uma estátua dele teria lhe dado um bilhete, no qual estava escrito que era para levar o recado ao comerciante da cidade, que daria a ela, em moedas de prata, o peso do papel.
Simpatias para conseguir um casamento
De cabeça para baixo
Uma das mais famosas simpatias e que deve ser feita no dia 13 de junho prevê que uma imagem do santo seja colocada de cabeça para baixo. Mas, não é só isso, é preciso também amarrar uma fita branca à imagem para que então se conquiste um amor ou um casamento.
Para se casar logo
Se já namora há muito tempo e quer se casar, a simpatia ideal é a do perfume. Retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do frasco de perfume que você usa e que a pessoa mais gosta. Depois, peça a Santo Antônio para remover os obstáculos à felicidade do casal e use sempre o perfume quando estiver com a pessoa.
História de Santo Antônio
Antônio de Lisboa, ou Antônio de Pádua, considerado o “santo dos milagres”, foi o primeiro escritor português cuja obra teve um forte impacto no mundo todo. Nascido em Portugal em torno de 1190 ou 1195, ele foi contemporâneo de Francisco de Assis e o principal pensador dos primeiros anos da ordem franciscana.
O santo detém o recorde de santo com a canonização mais rápida da história da Igreja Católica: se passaram apenas 11 meses entre a morte e a canonização do santo. Existem relatos de que já em vida ele teria realizado algum milagre, mas o que fez com que ele fosse canonizado em tempo recorde foi a fama de santidade.
O documento que serviu para justificar a canonização do santo reuniu os 53 milagres atribuídos a sua intercessão, nenhum deles teria relação com casamento. A grande maioria dizia respeito a problemas de saúde, de paralisias a surdez, passando pela fantástica história de uma menina que teria morrido afogada e voltado a viver.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook
*Informações UOL e O Tempo
Foto: Getty Images