Geral


Dia Mundial do Meio ambiente reforça para o consumo consciente e descarte correto do lixo

Por: Repórter da Redação 05/06/2022 às 13:28 Atualizado: 12/06/2022 às 16:22

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, tem como principal objetivo chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e sobre a importância de preservar os recursos naturais. 

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, o descarte inadequado de lixo, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e o esgotamento do solo.

De acordo com o vereador xanxerense e geógrafo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Alessandro Antoniolli, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a importância que o impacto social e econômico tem no ambiente e destaca para a necessidade de refletir sobre a preservação.

“O objetivo do IMA é garantir que as empresas que se instalam nos municípios da região passem por um processo de licença ambiental e que não venham prejudicar o ambiente. Além disso, temos sempre um programa de educação ambiental, onde realizamos palestras e distribuímos materiais para escolas e associações, tudo isso afim de conscientizar sobre a preservação”, explica.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Associações de reciclagem

Em Xanxerê, o município possui associações de reciclagem, sendo a Arxan Recicladora e Associação de Catadores Vida Nova, as quais separam o lixo, adequadamente, depois que são recolhidos nos containers. As associações de reciclagem são de suma importância na preservação ambiental e na conscientização, através delas, grande parte do lixo gerado tem seu destino correto.

“Muitas pessoas falam que o lixo vai ser vai ser misturado quando recolhido e que não precisa ser separo da forma correta. Mas temos que lembrar que todos os resíduos são levados para as associações e lá eles são separados, tendo sua destinação correta e evitando assim, poluir rios ou entupir bueiros”, destaca Alessandro.

Consciência ambiental

A consciência ambiental é feita por todos e a população pode ajudar trabalhando individualmente, seja em suas casas ou no trabalho. De acordo com Alessandro, a população está esquecendo e fingindo não enxergar os problemas que estamos vivendo atualmente referentes ao Meio Ambiente.

“As pessoas estão esquecendo da ciência, do processo que foi produzido e querem fechar os olhos para o que está acontecendo. Só que isso está afetando nosso planeta de diversas formas. Podemos citar a estiagem, as chuvas exageradas, os deslizamentos. Tudo isso foi influenciado pela ação humana e agora as consequências estão sendo cada vez mais graves. Quanto mais tiramos da natureza, mais ela sofre. Diante dessa situação, a população precisa repensar seus hábitos e começar a ser mais consciente em relação ao Meio Ambiente”, finaliza.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook 

Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.