Família de Xanxerê pede ajuda para criança de seis anos que passou por três cirurgias
Estevão da Silva Pedroso, de seis anos, passa por problemas de saúde desde que nasceu. Ele tem anemia falciforme caraterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue e é uma doença hereditária, transmitida dos pais para os filhos. No dia 15 de março, o menino, passou por uma cirurgia no intestino e vem enfrentando dificuldades na sua recuperação.
De acordo com o pai, Elias Pedroso, depois da cirurgia o filho começou a passar mal e sentir muita dor. Preocupados com a saúde do garoto, decidiram leva-lo até o hospital. “Nós percebemos que ele não estava bem e queixando-se de muita dor. Levamos no hospital aqui de Xanxerê, mas encaminharam para Chapecó no Hospital da Criança. Foi aí que fizeram alguns exames e começou as complicações”, comenta.
> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
A criança pegou uma infecção hospitalar no meio da recuperação e, depois de uma semana, no meio da troca de curativos, as enfermeiras notaram que os pontos internos haviam se rompido. “Foi neste momento que os médicos nos avisaram que ele precisaria de outra cirurgia na barriga. Depois disso não conseguiram mais controlar a infecção, a barriga não cicatrizou, começou a ter convulsões e a passar muito mal”, conta o pai.
No meio do processo, o pequeno precisou passar pela terceira cirurgia, foi quando estourou duas veias na cabeça por conta da trombose, sendo preciso fazer a retirada dos coágulos de sangue. A criança ficou internada durante dois meses e 18 dias na UTI do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Segundo Elias, o menino ficou entubado e sedado.
Hoje, 2 de junho, a criança precisou voltar para atendimento de rotina, mas acabou ficando novamente internado, pois precisa de oxigênio para ajudar no controle de suas crises de ansiedade. “Estamos passando por mais um momento crítico. Hoje ele voltou para o hospital, pedimos a colaboração da comunidade para ajudar nas fraldas. A fisioterapeuta já conseguimos. Agora ele precisará ficar internado novamente até conseguirmos um oxigênio para cuidarmos dele em casa’’, finaliza.
As fraldas precisam ser do tamanho P adulta. Para doar, basta entrar em contato com Elias pelo WhatsApp (49) 99973-6781.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook
Foto: Arquivo pessoal