Saúde


HRSP alerta para superlotação na emergência

Por: Sanny Borges 02/06/2022 às 11:09 Atualizado: 09/06/2022 às 20:37

A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) manifestou preocupação com a superlotação da emergência. Segundo o hospital, nas últimas horas, a demanda por atendimentos e internações de pacientes aumentou consideravelmente. Na manhã de quinta-feira (2), 28 pacientes estão internados nas alas de enfermaria e UTIs e, até às 10h, mais 35 haviam sido classificados para atendimento na emergência.

Conforme a direção do HRSP, a situação tem colocado a emergência no limite da capacidade técnica (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos). A circunstância - limite de leitos e profissionais - coloca em risco futuros atendimentos que possam surgir.

“O reflexo dessa superlotação é que todos os leitos que temos disponíveis para atender os pacientes que nos procuram, estão ocupados. Temos pacientes internados no corredor e outros aguardando leitos de UTI. É um cenário bastante catastrófico”, informou o coordenador da emergência do HRSP, Vinicius de Moraes.

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A direção do HRSP também enfatiza que a emergência atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco. A classificação é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário - de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde.

Deste modo, o protocolo prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos em seus respectivos municípios.

“Compreendemos e entendemos a dor de todos, mas precisamos nos dedicar a aqueles pacientes de maior gravidade e com risco de morte. Estamos tendo um aumento significativo das doenças respiratórias e aqueles pacientes graves, com pneumonia, asma, bronquite, eles estão sendo priorizados na emergência. Queremos salvar vidas e fazemos um apelo para que os casos mais simples, como resfriados, que procurem as unidades de saúde”, ressaltou Vinicius.

Dados dos atendimentos durante a semana

Somente na quarta-feira (1), o hospital atendeu 158 pacientes, sendo: 5% emergência; 28% urgência; 49% pouco urgente e; 18% não urgente. Já na terça-feira (31), foram 191 atendimentos.

O HRSP informou ainda, que o mês de maio encerrou com 5.367 pacientes atendidos – como contraponto, em maio de 2021, foram 3.020 atendimentos. Do total de pacientes atendidos neste ano durante o mês de maio, mais de 74% eram do município Xanxerê, sendo 70,4% classificados como pouco urgente ou não urgente.

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*Imagens repassadas pelo HRSP

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