Em pouco mais de 15 dias, campanha do agasalho já arrecadou mais de mil peças de roupas
Com a chegada do outono, as temperaturas já começaram a diminuir em todo o estado catarinense. Nesta época a solidariedade se torna uma maneira sustentável de renovar o guarda-roupa e as peças que não são mais usadas e que estejam em bom estado podem ser doadas a quem precisa. Esse é um dos objetivos da Campanha do Agasalho 2022 “Doe calor e acumule amor”, de Xanxerê.
Ativa desde o dia 16 de junho, a ação já arrecadou mais de mil peças de roupas, de acordo com a coordenadora da campanha do agasalho e diretora da Gestão do SUAS, Karine Ferronato Pretto. Ela destaca ainda que é necessário muito mais, pois o município possui uma grande demanda de pedidos de doações.
“A campanha do agasalho deste ano terá duração de dois meses. Com pouco mais de 15 dias já conseguimos arrecadar um número considerável de doações. À medida que o inverno vem chegando, as pessoas buscam na Secretaria de Assistência Social doações de roupas, principalmente cobertores e agasalhos. Por isso essa campanha é de suma importância”, destaca.
Além das doações de roupas, a campanha também visa arrecadar cobertores. Segundo Karine, em 2021 foram distribuídos cerca de 300 cobertores e não foi suficiente para a demanda solicitada. Dessa forma, em 2022 a meta é de 500 cobertores. “Em Xanxerê temos bastante pessoas acamadas, idosos, famílias que perderam suas casas por alguma eventualidade. Se no ano passado chegamos a 300 e não foi suficiente, para este ano lançamos essa ideia, para que as pessoas se engajem e realmente entreguem cobertores com boas condições. Até o momento já conseguimos 180 e acreditamos que até o final a meta será batida”.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Recolhimento e entrega
Os pontos de coleta estão espalhados pelo comércio, clubes de serviços e instituições de ensino, os quais estão demarcados por cartazes e caixas e os itens doados são recolhidos toda segunda e sexta-feira. Após esse recolhimento, eles seguem para a Central de Doações e, então, são distribuídos aos cidadãos em vulnerabilidade social.
Karina ressalta que as doações são entregues somente para as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social. “As equipes dos Creas e Cras fazem o encaminhamento e essas famílias são orientadas com data e horário para que venham até a central fazer a retirada. A distribuição é controlada, cada família tem um número X de peças que pode retirar, para que assim realmente possamos atender a todos”.
Pontos de coleta
A campanha do agasalho 2022 teve início no dia 16 de maio e segue até 31 de julho. Ao todo, serão mais de 10 pontos de coleta, onde a população poderá estar deixando roupas, calçados e cobertores em bom estado de uso.
Haverá caixas de coleta nos Supermercados Badotti Center, Hiper Badotti, Brasão, Gentil, bem como no Sesc Xanxerê, Biblioteca Municipal, Câmara de Vereadores, EcoPosto Xanxerê, Clube Xanxerense, Glasse Decorações, Lorezon Empreendimentos e em algumas escolas municipais.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa
página no Facebook