Comunidade


Dias frios: veja como proteger os animais das baixas temperaturas

Por: Sanny Borges 19/05/2022 às 10:23 Atualizado: 26/05/2022 às 23:03

Com a chegada dos dias frios, muitos animais acabam sofrendo com as temperaturas baixas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre a pelagem dos pets ajuda a mantê-los aquecidos, vindo a acarretar problemas graves de saúde, podendo levar até a morte.

Em Xanxerê, de acordo com o zootecnista Vagner Pacheco Ribeiro, já houve relatos de inúmeros animais que morreram devido ao frio intenso. Desta maneira, os tutores devem se atentar a alguns sinais para evitar esse tipo de situação, protegendo seus animais durante as baixas temperaturas.

Vagner recomenda que os donos de pets prestem atenção. Ao perceber comportamentos diferentes, como apatia, tremores, posições diferentes das de costume, são sinais de que os animais estão sofrendo com o frio. 

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

“Se o cachorro ou gato for sensível e sentir bastante frio, eles podem dar sinais no corpo, como os de pelo curto que podem tremer e ficar com as patas, orelhas e focinho bem gelados. Além disso, eles tentam se manter em posições para esquentar essas partes, ficando enroladinhos, apáticos e quietos”, explica.

Além dos sinais, os tutores podem fornecer cobertores e mantas aos animais, elevar e proteger as casinhas contra o vento e chuva com lonas, papelão, panos, estrados e outros materiais. Caso não seja possível, o indicado é levar os pets para dentro de casa durante os dias frios e com ventos.

Muitos tutores também optam por colocar roupinhas em seus animais de estimação durante essa época do ano. Isso porque, além de deixarem os bichinhos bonitinhos, elas podem auxiliar na proteção contra o frio. O período da noite é quando as temperaturas caem, então é o horário mais recomendado para vesti-los.

Outro ponto importante é a alimentação e vacinas. O organismo dos animais tende a gastar mais energia para se manter aquecido. Por isso, deve-se aumentar a quantidade de alimentos fornecidos aos pets. Além disso, manter as vacinas em dia protege de doenças que podem se agravar no inverno.

*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.