Economia & Negócios


Comércio catarinense está otimista para as vendas de Páscoa

Presidente da CDL de Xanxerê destaca que é esperado um bom volume de vendas, apesar dos preços elevados de alguns itens
Por: Sanny Borges 13/04/2022 às 17:55 Atualizado: 20/04/2022 às 19:19

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) realizou um levantamento com 400 empresas associadas sobre as vendas para a Páscoa deste ano. Segundo os dados divulgados pela FCDL/SC, cerca de 63,1% dos entrevistados acreditam que as vendas para a data em 2022 serão superiores as registradas no mesmo período do ano passado. Outros 26,1% avaliam que deve ser igual.

De acordo com o presidente da CDL de Xanxerê, Juliano Marció, o comércio do município está bastante aquecido com as vendas da Páscoa, pois é uma data que sempre movimenta diversos setores da economia. Para ele, este ano a Páscoa deve vender mais que os anos anteriores, mesmo com a inflação sobre os ovos de chocolate.

“A Páscoa é uma data comemorativa que sempre movimenta muito diversos setores, principalmente os alimentícios, devido a venda dos chocolates e de ovos de Páscoa. A expectativa é que se venda uma média muito parecida com a da pesquisa da federação, porém com um acréscimo em relação aos anos passados. Ainda que tenhamos ovos de páscoa com um valor maior que do ano passado, devido ao momento de inflação que vivemos, as outras opções de chocolate continuam em evidência e a Páscoa não vai passar desassistida”, destaca Juliano.

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Apesar da perspectiva de aumento nas vendas, 44,1% dos entrevistados avalia que o crescimento do volume de vendas será de até 3%, não considerando nesta estimativa uma mudança do atual quadro econômico. O levantamento da FCDL/SC foi realizado com empresas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo e o IPC demonstra ainda que além dos chocolates, roupas e calçados também serão os itens mais escolhidos pelos consumidores na hora de presentear.

Também foi identificado que 45,9% disseram que haverá aumento no estoque, 40,5% estão programando alguma promoção e o tíquete médio deve ficar em torno de R$ 127,00. Sobre o meio de pagamento, 47,7%, apontaram o cartão de crédito e 27,0% informaram que será à vista ou no cartão de débito, seguido do crediário com 13,5%. E quanto à forma de atendimento, 47,7% estão operando tanto de forma física quanto on-line, 52,3% venderão somente em loja física. A maioria ainda acredita que o chocolate será a forma mais utilizada para presentear com 62,2%. A grande maioria não deverá contratar mão-de-obra temporária para atender a demanda com 92,8% e 72,1% acreditam que os filhos que serão os mais presenteados.


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