Política


Ex-prefeito de Xanxerê troca de partido pela segunda vez visando as eleições de 2022

Ademir Gasparini é pré-candidato a deputado federal e destaca a importância de eleger representantes da região
Por: Sanny Borges 11/04/2022 às 14:06 Atualizado: 18/04/2022 às 22:53

O ex-vereador e ex-prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, o Miri, deixou o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no final do mês de março, após ter se filiado à sigla no ano passado.  O novo partido escolhido por ele é o Patriota, pelo qual deve ser candidato ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.

Ao deixar o PROS, Miri falou que sua decisão foi tomada após a troca de comando da legenda, a nível federal. “Após toda essa troca, optamos por sair do partido e nos filiar a outro que se assemelhasse aos nossos interesses como pessoas públicas e como políticos”, disse.

Segundo Miri, outros nomes também fizeram essa mesma troca de siglas, junto com ele. “O Patriota também se assemelha a aquilo que entendemos como filosofia partidária e que achamos ser interessante para projetos regionais, municipais e estaduais. O partido vem de encontro com o que pensamos enquanto pessoa pública e se assemelha com aquilo que já vivemos na política até hoje”, destaca.

Apesar de ainda ser considerado um partido novo, o Patriota já existe desde 2012, quando se chamava PEN (Partido Ecológico Nacional), utilizado pelos membros até agosto de 2017 e alterado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018. Naquele ano o partido ganhou bastante evidência com a candidatura à presidência de Cabo Daciolo, que teve visibilidade com suas participações nos debates. Ele não pertence mais à legenda. 

*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

De acordo com dados do site oficial do partido, o Patriota conta atualmente com seis deputados federais e 19 estaduais. Nenhum de Santa Catarina. Em Xanxerê, a legenda ainda não possui uma executiva formada e nem um diretório. Mas, segundo Miri, já existe todo um trabalho junto dos filiados para organizar tais questões e fortalecer a sigla no município e região.

“É um partido que precisamos estruturar dentro do estado. Para nos tornarmos um partido maior e mais conhecido, precisamos colocar nomes à disposição da sociedade e eleger deputados estaduais e federais, assim teremos uma visibilidade maior nas eleições”, afirma.

Miri destaca, ainda, que tem percorrido os municípios da região e conversado com lideranças políticas. Ele reafirma a importância de eleger representantes regionais no próximo pleito. 

“Quero mostrar a importância de se ter um representante da região Amai na Câmara dos Deputados e que ele seja genuíno e more aqui na região. Ele não precisa ser somente de Xanxerê, mas que represente a região Amai e seja uma referência e uma porta de entrada para todos lá em Brasília. Estou levando essa mensagem e me colocando à disposição. Entendemos que cada líder, prefeito e vereador, tem o seu partido e, consequentemente, têm suas obrigações com os candidatos dos seus partidos, mas, geralmente, são candidatos que não são da região e que vão ajudar de forma humilde e simples. Se nós conseguirmos, com muito trabalho e ajuda da população regional, vamos ter votos suficientes e, assim, elegemos um representante federal da região Amai, que irá direcionar todos os recursos que um deputado federal consegue, para a nossa região”, finaliza.


*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.