Xanxerê enfrenta epidemia de dengue
Xanxerê chegou, nesta semana, a 151 casos de dengue confirmados, o que coloca o município em situação de epidemia, levando em consideração o tamanho da população. Conforme detalharam membros da Secretaria de Saúde, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (18), ainda há 239 pessoas aguardando os resultados dos exames, dentre elas uma criança e um adulto, que estão internados em enfermaria.
O número de casos confirmados subiu rapidamente nos últimos dias. Nesta semana, a Prefeitura já havia informado aumento de 8.000% nos casos em um mês. O prefeito em exercício, Adenilso Biasus (MDB), destacou que algumas medidas para combater a proliferação do mosquito já foram planejadas. “Temos hoje uma comissão que foi constituída para fazer esse enfrentamento, assim como agimos quando da pandemia da covid. Estamos repetindo essa fórmula para que possamos ter o mesmo resultado positivo de enfrentamento.”, comentou Biasus.
> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Entre as medidas, o prefeito destacou a reestruturação dos serviços de limpeza urbana, a limpeza de terrenos de responsabilidade da prefeitura, fiscalização para a limpeza de terrenos particulares, incluindo a cobrança de multas e credenciamento emergencial de alguns laboratórios. Visto que uma das dificuldades enfrentadas é a demora nos resultados dos exames, quando o diagnóstico rápido se faz muito importante, uma vez que os sintomas da doença são parecidos com de outras enfermidades.
“O ciclo da dengue dura em torno de sete a dez dias e os exames pelo nosso laboratório de referência, o Lacen, por vezes demora para vir. Como a dengue não é uma situação apenas do nosso município, mas do Brasil inteiro, obviamente está lotando também o laboratório. Por isso uma das estratégias é credenciar os nossos laboratórios particulares, para facilitar a vida do paciente e do médico.”, comenta a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro.
Segundo a secretária o resultado do exame da dengue pode ficar pronto em até duas horas.
Situação de emergência
O município de Xanxerê publicou nesta sexta-feira um decreto que declara situação de emergência em razão da epidemia de dengue. O decreto 067/2022 leva em consideração o aumento da proliferação e infestação do mosquito Aedes Aegypti, bem como, a necessidade de implantação de medidas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, esta é primeira vez que o município enfrenta uma epidemia por dengue. Atualmente, Xanxerê registra 370 focos do mosquito. A maioria dos mais de 150 casos confirmados se concentra dos bairros São Romero, Bela Vista, Sufiatti e La Salle. Apenas o bairro Santa Cruz não tem casos suspeitos da doença até o momento.
A partir da próxima semana o município fará um mutirão de fiscalização com servidores de outras secretarias, compondo um número maior de fiscais, que farão a fiscalização e notificação dos proprietários de terrenos quanto a necessidade da limpeza. “O objetivo não é a multa e sim a notificação para conscientizar os proprietários quanto à limpeza de seus terrenos”, acrescentou o Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot.
Outra medida que já vem sendo tomada é a realização de fumacê. Nesse caso, a Secretaria de Saúde destaca que é importante que as pessoas deixem portas e janelas abertas quando o produto está sendo espalhado pela rua, para que ele possa entrar nas casas, pois não há riscos à saúde dos moradores.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
* Curta nossa página no Facebook