Vigilância Epidemiológica alerta para aumento de casos de dengue em Xanxerê
O município de Xanxerê está em alerta em razão do aumento no número de casos confirmados e suspeitos de dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em apenas um mês foram confirmados quatro casos da doença e há 42 casos suspeitos aguardando o resultado do exame.
Dos quatro casos confirmados, três são autóctones, ou seja, contraíram o vírus no município, e um importado, contraído em outro município. Os bairros com mais focos do mosquito são o Centro, Vista Alegre, Matinho, Colatto, São Romero, Veneza e Tonial, e segundo a Vigilância Epidemiológica, já são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Caroline Cenzi, salienta que os exames são encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) para análise e confirmação. Nesta sexta-feira (04) foi feita a aplicação de inseticida UBV, também conhecido como fumacê, nos bairros La Salle, Matinho, São Romero, para eliminação do mosquito adulto.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
“É importante que todos fiquem em alerta para os possíveis criadouros em suas residências como: calhas, cisternas, caixas d'água, piscinas ou qualquer recipiente que possa acumular água. Todos estamos suscetíveis a contrair dengue. O uso de repelente é importante, mas a eliminação dos criadouros é mais eficaz, pois elimina o mosquito”, orienta Caroline.
A Vigilância Epidemiológica orienta que em caso de dor de cabeça, febre, dor no corpo ou manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 3441-8591.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook