Próximo trimestre do ano será de poucas chuvas, aponta Defesa Civil
A Defesa Civil divulgou um novo boletim sobre a previsão climática para o próximo trimestre do ano (março, abril e maio), que traz informações de chuvas abaixo da média prevista para Santa Catarina. No entanto, nos primeiros dias de março ela deve ser mais frequente, especialmente no centro-leste do estado.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno La Niña, previsto para durar até o outono de 2022, seguirá influenciando negativamente o regime de chuvas em Santa Catarina. Apesar de abril e maio serem climatologicamente mais favoráveis a ocorrência de precipitação na porção Oeste do estado, a escassez de água e a estiagem não devem apresentar melhoras significativas.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
A estiagem já vem atingindo todo o estado catarinense há cerca de três anos, causando prejuízos para a agricultura – principalmente na agricultura familiar, pecuária, indústria e comércio.
Com relação a temperatura, a previsão é de que ela fique dentro da normalidade no trimestre.
Climatologia
Climatologicamente, nos meses finais do verão e transição para o outono, a atmosfera começa a mudar de padrão e as chuvas, que no verão são provenientes principalmente do aquecimento diurno e umidade, passam a ser cada vez mais ocasionadas pela passagem de frentes frias. Ainda, dias com grande amplitude térmica (manhãs frias e tardes quentes) tendem a ser comuns nesta época do ano e entre abril e maio, as primeiras massas de ar frio já devem chegar ao estado.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook