Xanxerê está entre os municípios considerados infestados pelo mosquito da dengue
Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Santa Catarina possui mais de 170 municípios infestados pelo mosquito da dengue e mais de 9,5 mil focos do Aedes aegypti. Dentro eles está Xanxerê, que confirmou o primeiro caso autóctone de dengue, na manhã da última terça-feira (22).
Os dados foram coletados entre os dias 2 de janeiro e 12 de fevereiro, tendo um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 12 de fevereiro, 1.335 casos de dengue foram notificados em Santa Catarina. Desses, 92 foram confirmados, 743 negativados e 500 ainda estão sendo investigados. Entre os casos confirmados, 60 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro de Santa Catarina.
A maior parte dos municípios infestados pelo Aedes aegypti está na região Oeste de Santa Catarina.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Xanxerê
Em Xanxerê, desde o início de 2022 até a 1ª semana de fevereiro, já foram notificados 141 focos de dengue e quatro casos suspeitos, sendo três negativos e um caso autóctone confirmado, que se trata de um homem de 33 anos, residente no bairro La Salle. Em 2021, Xanxerê registrou 822 focos de dengue e 21 casos suspeitos. Desses, três eram positivos autóctone e um positivo importado.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, os bairros que mais concentram focos de dengue são o Centro, Vista Alegre, Matinho, dos Esportes, Bortolon, Veneza, La Salle e Santa Cruz. Nesta quinta-feira (24), o bairro La Salle recebeu a aplicação de inseticida (UBV), também conhecido como fumacê.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook