Bombeiros de SC já estão no Rio de Janeiro para auxiliar nas buscas em Petrópolis
A primeira equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que irá auxiliar nas buscas e resgate de vítimas na cidade de Petrópolis, já está no Rio de Janeiro. Os noves militares foram divididos em dois aviões do Batalhão de Operações Aéreas (BOA). A primeira aeronave, Arcanjo 06, partiu de Florianópolis às 9h e a segunda, Arcanjo 02, saiu no começo da tarde. O primeiro grupo já está deslocamento para Petrópolis.
A equipe composta por militares de Xanxerê, Blumenau, Curitibanos, Itajaí, Canoinhas e Lages, chegou na capital do estado na noite de ontem (18). Nesta manhã, um militar de Florianópolis se uniu aos demais. O comandante-geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, esteve no hangar do BOA cumprimentando, acompanhando e transmitindo confiança a todos os integrantes.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
“Esta é uma equipe experiente, que treina muito e apaixonada pelo que faz e é com humildade, comprometimento e, principalmente, o coração que estes bombeiros chegam para ajudar nossos irmãos do Rio de Janeiro. Os militares elencados para irem nesta missão possuem total apoio e confiança do Comando-Geral da corporação”, exclama o comandante.
Todos os militares desta equipe possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães. Os binômios, como são chamadas as duplas de bombeiro militar e cão de busca, são certificados para este tipo de atuação.
Três dos binômios que estão nesta equipe atuaram na tragédia de Brumadinho. O comando desta operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, de Xanxerê, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou tanto em Mariana, quanto na equipe da Força Nacional dos jogos Olímpicos Rio 2016.
Militares do CBMSC em Petrópolis nesta primeira equipe:
Capitão Alan Deley Cielusinski – Xanxerê (comando da operação)
3º Sargento Jaques Douglas Romão e cão Bravo – Blumenau
Soldado Joscley Tracz e cão Iron – Xanxerê
Soldado Thiago Evandro de Amorim e cão Moana – Itajaí
Cabo David Canever e cão Léia – Canoinhas
Cabo Ronaldo Fumagalli e cão Hunter – Curitibanos
Soldado Giandro Rissi – Curitibanos (logística)
Soldado Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke – Lages
Soldado Eduardo de Souza – Florianópolis (comunicação)