Segunda etapa do projeto "Conhecer Para Se Proteger" é concluída em Xanxerê
A Polícia Civil concluiu, na segunda-feira (20), a segunda etapa do Projeto Conhecer para se Proteger no município de Xanxerê.
O projeto é uma ação institucional voltada à prevenção de crimes praticados no ambiente virtual, especialmente aqueles que atingem adolescentes, por meio de palestras e rodas de conversa desenvolvidas nas escolas da rede pública.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Polícia Civil de Santa Catarina, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação.
As Rodas de Conversa foram conduzidas por duas agentes de polícia, lotadas na Delegacia de Polícia da Comarca de Ponte Serrada, que receberam capacitação específica para a aplicação da segunda etapa do projeto.
As atividades foram realizadas nos meses de maio, junho e julho, dando continuidade à palestra ministrada pelo policial civil Fábio Volpato, abordando temas relacionados à segurança digital, prevenção de violências no ambiente virtual, convivência respeitosa e uso consciente das tecnologias digitais.
Ao todo, aproximadamente 350 alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, dos turnos matutino, vespertino e noturno, participaram das Rodas de Conversa nas escolas EEB Prof. Iracy Tonello, EEB Presidente Arthur da Costa e Silva e EEB João Winckler.
A metodologia do projeto prioriza o diálogo e a reflexão entre os adolescentes, promovendo debates sobre riscos no ambiente digital, como cyberbullying, fake news, golpes virtuais, vazamento de imagens íntimas e exposição excessiva de dados pessoais, buscando fortalecer comportamentos seguros e estratégias de proteção no uso da internet.
Por meio de ações preventivas e educativas, a Polícia Civil reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania e a proteção de crianças e adolescentes, aproximando-se da comunidade escolar e contribuindo para a construção de ambientes digitais mais seguros.
Fotos: PCSC




