Xanxerê


Doutoranda de Xanxerê apresenta ações conhecidas durante intercâmbio na Espanha

Por: Sanny Borges 05/06/2026 às 08:44 Atualizado: 05/06/2026 às 14:32

Na manhã de quarta-feira (3), aconteceu mais um encontro relacionado à pesquisa de doutorado que estuda a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Xanxerê. O objetivo era reunir membros da Administração Municipal e representantes da comunidade e da universidade para a apresentação dos resultados obtidos pela doutoranda durante um intercâmbio na Espanha, na Universidade Politécnica de Valência.

As atividades tiveram início com a pesquisa de doutorado da acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unoesc, Fernanda Mara Peretti. Ela buscou a parceria com a Prefeitura de Xanxerê no objetivo de estudar o alinhamento da gestão municipal com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece os 17 objetivos (ODS) a serem cumpridos para a melhoria do planeta.

Durante a pesquisa, Fernanda teve contato com secretários e representantes da administração para entender as ações já aplicadas para o desenvolvimento sustentável do município, além da entrega de selos aos participantes e da apresentação do Programa Xanxerê Pelo Futuro. A etapa mais recente foi a realização de um intercâmbio, onde Fernanda visitou os municípios de Valência e Sagunto, na Espanha, em busca de ações e novidades que pudessem ser implantadas em Xanxerê.

As iniciativas envolvem temáticas como a educação, saúde, assistência social, desenvolvimento urbano, igualdade e qualidade de vida, coerentes com a realidade da administração do município. “Meu objetivo é apresentar, para o público presente, os principais pontos identificados durante a pesquisa lá na Espanha, que possam agregar ideias, formas de gestão e oportunidades ainda mais efetivas para a aplicação dos ODSs dentro do planejamento municipal de Xanxerê”, conta a doutoranda Fernanda. 

A ideia, após a reunião, é formar uma comissão intersetorial para debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e começar a reunir os dados objetivos por cada ente para começar a aplica-los de forma efetiva na gestão pública e na sociedade como um todo.

Fotos: PMX

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.