Xaxim


Prefeitura de Xaxim organiza Festa Campeira

Por: Sanny Borges 25/08/2025 às 14:35 Atualizado: 01/09/2025 às 12:40

A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, está organizando a Festa Campeira, que será realizada nos dias 19 e 20 de setembro, na Praça Frei Bruno. O evento promete resgatar e valorizar as tradições gaúchas, reunindo apresentações culturais, shows musicais e a culinária típica do Sul.

A programação inicia na sexta-feira (19), com a Feira Noturna de Xaxim, às 17h. Logo após, acontece a recepção da Chama Crioula pelo grupo de Cavaleiros Alma de Gaúcho, seguida de apresentações do grupo Amantes da Dança. A abertura oficial está marcada para às 18h30, e a noite encerra com apresentações musicais do grupo Tradição Serrana.

No sábado (20), quando se comemora o Dia do Gaúcho, as atividades começam cedo, às 8h, com a recepção dos participantes. A manhã contará com café campeiro e diversas atrações artísticas locais até o início da tarde. Ao meio-dia será servido o almoço típico gaúcho, por conta de cada participante. Às 15h, acontece a Missa Crioula, transmitida e realizada em parceria com Rádio Cultura. O ponto alto da programação será às 16h, com o show nativista de Walter Morais, um dos grandes nomes da música tradicionalista gaúcha. O evento encerra oficialmente às 18h.

“A Festa Campeira é uma oportunidade para a comunidade celebrar a cultura e a tradição gaúcha, reforçando o orgulho das raízes e fortalecendo o espírito de integração entre as famílias xaxinenses”, explica o secretário municipal de cultura e eventos, Ari Andolfatto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.