Seminário do Vinho e Cachaça impulsiona setor e fortalece Agricultura Familiar
A tarde de quinta-feira (03) foi palco do Seminário do Vinho e Cachaça em Xanxerê, um evento crucial para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Realizado na Associação Vêneta, o seminário reuniu produtores locais e regionais, promovendo diálogo e fomento para um setor em ascensão.
Organizado por Epagri, Cidasc, Sebrae, Associação Vêneta e Prefeitura de Xanxerê, o seminário focou na orientação sobre legalização e no impulso ao empreendedorismo, vital para a geração de renda e emprego em muitas famílias xanxerenses.
As autoridades presentes destacaram a relevância do encontro. O prefeito em exercício, Adenilso Biasus, ressaltou a importância do setor no desenvolvimento econômico e cultural. “Esse é um setor que está em franco desenvolvimento, que envolve famílias e que está gerando emprego e renda no município. E discutir ações que venham agregar ao segmento, bem como auxiliar na questão da legislação, é de grande valia. A produção é uma questão cultural de nossa sociedade que está sendo mantida por todos estes produtores que estão aqui hoje”, disse.
Marcelo Henrique Bassani, gerente regional da Epagri em Xanxerê, reforçou a importância do seminário para o intercâmbio de conhecimentos. “Este é um seminário importante para debatermos diversas questões sobre a produção do vinho e da cachaça e da história que eles representam. Porque por trás de cada taça de vinho, de cada copo de cachaça a gente tem uma história. Uma história de família, história de desenvolvimento de produtos. Que o evento sirva para gerar mais desenvolvimento, e brindar parcerias”, reforçou.
A programação incluiu palestras técnicas e um painel de sucesso. A abertura contou com a presença de Thiago Dalla Rosa (Sebrae), Jamir Cipriani (Associação Vêneta) e os vereadores Vinicius Crenonini e Davi Pinto de Oliveira. As palestras abordaram a “Adesão do Estado de Santa Catarina ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV”, com Alexandre Mees (CIDASC), e “Procedimentos para Legalização de Bebidas”, com o enólogo Fábio Ecco (Sebrae).
O painel “Casos de Empreendimentos Legalizados no Oeste Catarinense”, mediado por Thiago Marchi (EPAGRI), trouxe exemplos inspiradores, com destaque para a Vinícola Dell’Angelo de Xanxerê.
O evento encerrou com um coquetel de confraternização e networking, onde foi possível degustar e comercializar produtos da agricultura familiar e agroindústrias locais, fortalecendo os laços entre produtores, consumidores e instituições.
Fotos: PMX