Xanxerê


Homem é preso por divulgar operação policial em grupo do WhatsApp em Xanxerê

Por: Sanny Borges 04/06/2025 às 08:25 Atualizado: 11/06/2025 às 17:31

Um homem, de 54 anos, foi preso na tarde de terça-feira (3), em Xanxerê, após divulgar áudios e uma foto informando sobre a localização de uma operação da Polícia Militar realizada na rua Vinte e Sete de Fevereiro, nas proximidades da saída para Bom Jesus.

A guarnição da Polícia Militar recebeu a denúncia de que mensagens estavam sendo compartilhadas em um grupo de WhatsApp, nomeado como “Role de boa na city”, alertando motoristas sobre a operação em andamento.

As mensagens, enviadas pelo homem, identificavam o ponto exato da operação, com localização precisa e até em tom de ironia, ao se referir aos policiais como “pastores colhendo dízimos”.

Nos áudios encaminhados às 13h42 e às 14h22, o homem indicava claramente o local da operação, dizendo: "Boa tarde, piazadinha. Os pastor pararam próximo à antiga Luana, faz uns 10 minutinhos, pararam e vão começar (...). Se cuidem, tão pegando dos dois lados. O piazadinha, sabe aonde fica a Chapeação? É bem em frente à Luana. É aqui que eles estão pegando, um pouquinho pra baixo”.

Com base nas informações e na imagem enviada no grupo, a guarnição realizou buscas nas imediações, onde localizou o homem, que admitiu ter enviado as mensagens, mostrando voluntariamente que os áudios e a foto partiram do seu dispositivo pessoal.

Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão por estar em situação de flagrante delito pelo crime de atentado contra a segurança ou o funcionamento de serviço de utilidade pública, com base no Artigo 265 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 5 anos de reclusão e multa.

Segundo a Polícia Militar, a atitude do suspeito comprometeu o andamento da operação, podendo ter facilitado a fuga de criminosos procurados ou pessoas portando objetos ilícitos. O homem foi conduzido à Polícia Científica para exame de corpo de delito e, em seguida, à Delegacia de Polícia Civil de Xanxerê para os demais procedimentos.

A Polícia Militar reforça que divulgar operações policiais em redes sociais pode configurar crime, e alerta à população para não compartilhar esse tipo de informação, que compromete a segurança pública e coloca vidas em risco.

Foto: PMSC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.